As férias acabaram e os mais pequenos terão de regressar às escolas e às suas atividades, mas também eles poderão ter stress pós-férias, tal como os adultos.
Por isso, preparámos 10 dicas para um regresso à escola mais fácil para as crianças e para os pais, apesar de ainda termos a pandemia Covid-19 presente.
Aqui ficam as nossas dicas para um regresso à escola mais fácil:
Dica Nº1 – Comunicação
Fale com seus filhos sobre os seus sentimentos e os deles
Voltar à escola pode ser um momento de stress para pais e filhos, ainda mais agravado se existir uma mudança de escola.
Crie espaço para que exista comunicação aberta e troca de sentimentos sobre o assunto. É importante para as suas crianças saberem que podem partilhar ideias e sentimentos. Ajudará muito quando ao longo do ano surgir alguma situação mais desafiante. Os seus filhos sabem que podem falar com consigo e isso vai tranquilizá-los e permitirá enfrentar em conjunto os momentos mais difíceis.
Dica Nº 2 – Brincar juntos
Aproveite para descontrair e brinque com os seus filhos. Nas férias tivemos mais tempo de qualidade com eles, agora em casa é importante manter o tempo da brincadeira e de ligação. Pode ser só meia hora, mas que seja um tempo de qualidade que vai fazer a diferença de humor nos miúdos e em nós. Pense como uma atividade de relaxamento para si também.
Dica Nº3 – Atenção às mudanças de comportamento
Voltar à escola pode ser stressante. Fiquem de olho nas mudanças no comportamento de seus filhos. Se antes eram muito faladoras e extrovertidas e agora mal falam ou se eram muito alegres e bem-dispostos e agora estão tristes ou apáticos com mau humor.
Entender estas mudanças de comportamento e ter um diálogo aberto para que eles saibam que podem falar consigo é importante. E se eles precisarem de mais ajuda, considere incentivá-los a falar com um profissional.
Dica Nº4 – Reforço positivo
Reforçar a psicologia positiva e dar elogios verbais, notas escritas de incentivo, na almofada, na mesa do pequeno-almoço ou qualquer outro método que funcione melhor para comunicar com as suas crianças.
Dica Nº5 – Uma reunião de família
Para criarem as novas rotinas e todos colaborarem com as suas opiniões, havendo assim comunicação e definição de metas. Vai facilitar muito o seu dia a dia, como a hora de dormir, as horas de ligação à tecnologia, etc.
Dica Nº6 – Economizar em material escolar
Primeiro, verifique todo o material escolar que tem em casa e faça uma lista de tudo. Quando tiver a lista da escola é só verificar se já tem esses itens em casa e assim não necessita de gastar dinheiro e ainda contribui para a poupança de recursos do planeta. Faça com as suas crianças em conjunto para elas entenderem a importância desta atividade.
Dica Nº7 – Compras em conjunto
Comprar o material escolar sozinho é muito mais rápido e fácil, mas é importante levar as crianças para que elas entendam o custo e a necessidade da organização e de manterem o seu material em bom estado.
Dica Nº 8 – Crie um cronograma visual
Se as suas crianças são pequenas ou são mais visuais use um calendário familiar com mais imagens do que palavras para elas mais facilmente entenderem e a gerir as suas atividades semanais, dando-lhe mais independência para se organizarem.
Dica Nº9 – Reorganize o armário deles
Aproveite a mudança da estação e reorganize o armário em função da idade e das novas rotinas.
Verifique os tamanhos (normalmente no verão as crianças crescem), retire o que já não serve. Na organização do armário e gavetas foque-se na praticidade e independência das crianças para que possam aceder à roupa rapidamente e preparem na véspera, à noite a sua própria roupa para a escola.
Dica Nº10 – Arrume a mala e a roupa na noite anterior
Evite esquecer as coisas durante a corrida matinal, que fazemos de manhã. Ensine e dê o exemplo para que a mala e a roupa sejam escolhidas antes de irem dormir. As suas manhãs serão muito menos caóticas e stressantes.
Esperamos que as nossas 10 dicas tenham sido úteis para que o regresso à escola seja tranquilo e sem stress.
Se gostou do nosso artigo partilhe com os seus familiares, amigos e colegas.
Fotos by: https://unsplash.com
Deixe um comentário