O Natal está mesmo aí a chegar, por isso, está na hora de começar a planear esta data tão especial e por isso, preparámos um guia com 10 ideias para não se perder na Organização do seu Natal!
Natal é sinónimo de partilha, emoções, afetos e gratidão. É uma época para desfrutar em família com tranquilidade e não para causar stress ou despesas insuportáveis.
Na Home Optimizer acreditamos que o Natal é para ser vivido e que a organização ajuda a tornar tudo mais simples e feliz!
10 ideias para não se perder na Organização do seu Natal
Preparámos 10 ideias e muitas dicas! Siga as nossas sugestões passo a passo, aplique as dicas que fizerem sentido para si e tenha um Natal organizado e feliz!
1º Ideia: Vamos decorar a casa com enfeites de Natal?
A primeira tarefa que sugerimos para a preparação de um Natal organizado é fazer a decoração da casa!
Assim vai conseguir entrar no espírito natalício e vai ser mais fácil avançar com todos os outros passos de preparação do seu Natal.
Dica: Confirme se a sua toalha de Natal está em condições e pronta para ser utilizada!
2º Ideia: Vamos tratar da lista de presentes de Natal?
Faça uma lista com os nomes das pessoas a quem quer oferecer um presente de Natal ou uma pequena lembrança.
Não se esqueça de ninguém!
Dica: Pode fazer uma lista utilizando a ferramenta Excel, que pode ir guardando e atualizando todos os anos. Assim pode saber a quem ofereceu presentes de Natal nos anos anteriores e que presentes escolheu oferecer, para não correr o risco de os repetir.
3º Ideia: E que tal fazer um orçamento para o Natal?
Ainda dentro da temática dos presentes de Natal, que tal preparar um orçamento para perceber quanto quer e/ou pode gastar em cada um?
Este passo é muito importante para se proteger de entrar em despesas desnecessárias ou exageradas e comprometer o equilíbrio da economia familiar.
Dica: No ficheiro Excel onde criou a lista de pessoas a quem quer oferecer um presente de Natal, crie uma coluna para definir o orçamento que tem para casa um e, quando fizer a compra, registe quanto gastou efetivamente.
4º Ideia: Vamos dar um passo atrás?
Após definir o orçamento que tem disponível para comprar os presentes de Natal, pode ser boa ideia voltar a olhar para a lista que criou no 1º passo e pensar se é viável manter todas as pessoas que escreveu.
Por vezes, o orçamento pode estar mais apertado e haver a necessidade de criar critérios para a sua lista. Se for este o caso, pode começar por considerar as pessoas que estiveram realmente presentes na sua vida durante o ano e a quem quer mesmo retribuir os gestos que tiveram consigo ou com a nossa família.
5º Ideia: Quer preparar uma atividade de Natal? E que tal o jogo do Amigo Secreto?
Em famílias numerosas ou entre colegas de trabalho, o jogo do amigo secreto pode ser muito divertido!
Se não conhece, neste jogo sorteiam-se os nomes de todos os participantes e cada um fica com uma pessoa atribuída, que não pode confidenciar a ninguém. No dia de Natal ou noutro dia comemorativo à escolha, cada pessoa oferece o seu presente ao seu amigo secreto.
Dica: Opte por comprar produtos locais, caseiros ou de artesanato e surpreenda o seu amigo secreto!
6º Ideia: Ainda não definiu o seu menu de Natal?
Com as tarefas dos presentes despachadas, vamos focar-nos nas refeições.
Se vai fazer o seu Natal em sua casa e receber convidados, sugerimos que comece a planear o menu para a consoada e/ou dia de Natal, o quanto antes.
Faça uma lista das entradas, pratos, snacks e sobremesas que vai querer preparar e pense também nos ingredientes que vai precisar.
Aproveite este passo para fazer logo uma lista de compras com tudo aquilo que vai ser preciso comprar no supermercado, para garantir que não se esquece de nada!
Dica: Se ainda falta algum tempo para o Natal, despache as compras dos alimentos e ingredientes com maior prazo de validade, como bebidas ou aperitivos, por exemplo. Assim vai diminuir a quantidade de compras que vai ser preciso fazer na altura de maior confusão e vai conseguir poupar tempo!
7º Ideia: E que tal começar a preparar a sua casa para receber os convidados?
Se vai receber os seus familiares ou amigos em sua casa neste Natal, este passo é muito importante!
Comece já a fazer a limpeza à sua casa e prepare-a para receber os seus convidados!
As semanas antes do Natal são sempre muito atarefadas, por isso, sugerimos que comece já a limpar a sua casa e a prepará-la para receber os seus convidados deste ano!
Dica: Não se esqueça de colocar algumas comodidades essenciais nos espaços comuns, como por exemplo repor o papel higiénico e reabastecer os medicamentos para a dor de cabeça ou indisposição.
8º Ideia: Vamos organizar o espaço da sua despensa? Destralhe!
Como o Natal é sempre uma altura em que se faz um grande volume de compras, otimizar e organizar o espaço da sua despensa antes de ir ao supermercado é um ótimo plano!
Comece por rever os produtos que tem na sua despensa, elimine os que já estão fora do prazo de validade e organize todos os outros por categorias, para que seja mais fácil encontrar aquilo que procura.
Dica: Repita o processo no seu frigorífico! No Natal também consumimos muitos produtos frescos, por isso, pode ser boa ideia rever a organização do seu frigorífico, organizar o espaço e aproveitar este passo para fazer uma limpeza.
9º Ideia: Já começou a fazer as compras de Natal?
Quer estejamos a falar dos presentes de Natal ou dos ingredientes para preparar o menu que definiu no passo 6, a altura que escolhe para fazer as suas compras é essencial para poupar tempo!
Se for possível escolha fazer as suas compras de Natal durante o dia, em dias úteis, para evitar confusões e filas infinitas!
Conheça as nossas sugestões de prendas inesquecíveis no nosso artigo 9 Ideias para oferecer prendas inesquecíveis neste Natal!
10º Ideia: E que tal preparar uma playlist de Natal?
Há um elemento essencial para animar qualquer celebração – Música! E o Natal não é exceção!
Prepare uma playlist com músicas de Natal e garanta a diversão!
Com todas estas ideias vai conseguir preparar o seu Natal com tranquilidade e organização!
Escolha as ideias que fizerem sentido para si e comece a implementás-los o quanto antes.
Boas organizações e Feliz Natal!
Deixe um comentário