Muitas pessoas gostam de fazer compras e sentem prazer em passear num shopping ou a visitar as lojas que mais gostam.
É bom ter coisas novas e todos precisamos de fazer compras de tempos a tempos, no entanto, pode ser difícil resistir à tentação e, por vezes, acabamos por comprar coisas que não podemos pagar ou nem estamos realmente a precisar.
Foi a pensar nisto que preparámos este artigo com uma lista de dicas a seguir sempre que vai às compras.
Recomendamos que a leve consigo quando for fazer compras para si ou para a casa. Pode gravá-la no seu telemóvel para que se lembre sempre de comprar com intenção!
Com ela vai conseguir economizar tempo, dinheiro e poupar-se a muito stress!
12 Dicas para fazer compras mais conscientes
Das 12 dicas que se seguem, analise o que faz sentido para si e comece a implementá-las já na próxima ida ao shopping ou ao supermercado, às compras!
1ª Dica – Vá às compras com a mentalidade certa!
Lembre-se de que a vida simples e que o minimalismo não significa viver na escassez, mas sim concentrar-se naquilo que é realmente importante. E, por isso, sempre que entra numa loja e pensa em comprar algo, comece por perguntar-se:
Será que o que vou comprar me vai trazer valor e melhorar a minha vida? Ou será que é apenas uma solução rápida para me sentir temporariamente bem, mas que vai acabar por aumentar a desorganização em casa?
2ª Dica – Duas perguntas para fazer sempre que estiver prestes a comprar algo!
Na próxima vez que estiver a pensar em comprar um novo item faça as seguintes questões:
- Será que eu realmente preciso disto?
- Será que este item me vai trazer alegria?
- Será que vale a pena gastar o dinheiro e tempo a fazer esta compra?
As respostas devem ser: SIM, SIM e SIM! Caso contrário, não compre!
3ª Dica – Recorra às listas de compras!
Quer seja compras para si ou para a sua casa, prepare sempre uma lista com os itens que estão em falta e leve-a sempre consigo. Se vir algo interessante, mas que não está na lista, não compre!
4ª Dica – Defina o orçamento disponível
Antes de sair para ir às compras pense na quantia máxima que pode e quer gastar. Depois de analisar e definir, leve apenas essa quantia em dinheiro consigo, para que não se deixe levar pelo entusiasmo.
Nota: Deixe sempre os cartões de crédito em casa para evitar as compras desnecessárias e por impulso!
5ª Dica – Reduza ao máximo o tempo que passa às compras
Quanto menos tempo passar num centro comercial a fazer as suas compras, menor será a probabilidade de se deixar influenciar pelas promoções e publicidade.
6ª Dica – Leve alguém em quem confie às compras consigo!
Sempre que for às compras, certifique-se de leva consigo alguém em quem confia e que essa pessoa sabe dizer-lhe quando parar, para o caso de se entusiasmar!
7ª Dica – Nunca compre algo por capricho!
Se sabe que não precisa, mas não consegue mesmo resistir a um item que vê numa loja, considere a regra:
“Entra um e sai outro!”
Ou seja, pode comprar esse item, mas terá de eliminar ou doar um que já tenha na sua casa, de forma a não acumular mais!
8ª Dica – Tire partido das lojas online!
Se vê um artigo numa loja que realmente gosta e deseja comprar, pergunte se esse item está disponível para compra na loja online.
Se não estiver, volte às regras nº 2 e 7.
Se estiver, vá para casa pensar durante alguns dias e, se realmente desejar realmente o item, compre-o on-line. Isto vai evitar que compre coisas por impulso ou por capricho, fazendo desta compra uma compra ponderada!
9ª Dica – Utilize o cronómetro do seu telemóvel!
Ative o cronómetro do seu telefone por um período definido e pare de fazer compras assim que o cronómetro tocar!
Desta forma vai garantir que não gasta demasiado tempo do seu dia nas compras.
10ª Dica – Recorra às lojas online!
Se estiver a precisar de fazer compras para abastecer a sua despensa, pondere fazê-las numa mercearia on-line. Desta forma vai distrair-se menos, vai conseguir controlar os descontos e ofertas especiais, e é mais fácil continuar fiel à sua lista de compras.
Ainda outra parte positiva de fazer as suas compras de supermercado online é que as crianças também não têm a hipótese de colocar nada no seu carrinho de compras!
11ª Dica – Recorra ao mercado local!
Os grandes centros comerciais estão construídos de forma a fazer com que ande de loja em loja e que, pelo caminho, seja alvo de inúmeras ações de publicidade que tentam criar necessidades para que compre coisas que não tinha planeado e provavelmente nem precisa.
Para se proteger deste tipo de ações e manter-se fiel às suas listas de compras, faça compras em lojas individuais menores e apoie o comércio local sempre que pode.
12ª Dica – Tenha cuidado com as promoções!
Não caia na armadilha de comprar cinco frascos de shampoo, só porque estavam em promoção!
Aproveitar as promoções é sempre uma boa técnica para poupar, mas sem excessos!
Por isso, recomendamos que use o que já tem na sua casa antes de comprar um novo. Se estiver com pouco produto, coloque na lista de compras para saber na próxima vez que for ao supermercado ou ao cabeleireiro.
Dicas extra para quando precisa de comprar roupa nova!
Para além das regras que apresentámos anteriormente, temos também mais 4 dicas que vão ser muito úteis na hora de ir às compras para renovar o seu guarda roupa!
1ª Dica – Defina um orçamento e compre apenas uma ou duas peças por mês, ou aquilo que o seu orçamento permite.
2ª Dica – Invista em peças chave de qualidade, que são itens básicos do guarda-roupa. Talvez considere gastar um pouco mais na compra desses itens, se o seu orçamento assim o permitir, porque as peças durarão mais tempo.
3ª Dica – Procure marcas com preços mais razoáveis para roupas atuais ou sazonais, porque não é tão importante se duram apenas uma ou duas temporadas.
4ª Dica – Procure itens que sejam fáceis de cuidar e que não precisem de lavagem a seco. Escolha peças versáteis o suficiente para vestir-se e conjugar com muitas outras opções do seu guarda roupa.
Da próxima vez que for às compras, lembre-se destas regras e veja se ajudam a fazer diferença!
Boas compras e boas organizações!
Deixe um comentário