A gestão, manutenção, decoração e a organização de uma casa exige algum dinheiro, mas felizmente, existem formas inteligentes de poupar dinheiro.
Esta lista reúne 25 ideias para organizar a casa com pouco dinheiro, utilizando ou reciclando apenas aquilo que já tem.
Querem saber quais são? Aqui ficam as nossas sugestões:
Imagem: Sala. Fonte: pixabay.com
Sugestão número 1. Se gosta de encomendar comida, guarde os panfletos de takeaway e das pizzarias locais num saco de plástico transparente com fecho e coloque numa gaveta da cozinha. Assim terá acesso rápido quando desejar fazer uma encomenda.
Sugestão número 2. Reutilize frascos de comida de bebé, de alimentos ou especiarias para guardar todas as pequenas coisas que por vezes andam espalhadas em mil e uma gavetas.
Sugestão número 3. Aproveite um cesto ou tabuleiro que possa estar guardado e coloque-o na entrada ou na cozinha para organizar o correio, os documentos escolares e outros papéis necessários para o dia-a-dia – para combiná-lo com a decoração existente, basta uma lata de tinta em spray de cor.
Sugestão número 4. Recorte papel usado – aproveitando o lado em branco – agrafe e acabou de criar um pequeno bloco de notas para colocar junto do telefone ou para afixar no frigorífico para escrever a lista de compras.
Sugestão número 5. Evite empilhar revistas. Antes de as colocar na reciclagem, recorte as páginas que interessam e arquive numa pasta física ou digitalize e arquive numa pasta digital.
Imagem: Revistas. Fonte: pixabay.com
Sugestão número 6. Os cestos em verga ou palha são elementos decorativos bonitos e económicos, sem esquecer a sua versatilidade e poder de organização: coloque um na entrada (à vista ou no armário) para cada membro da família – aí poderão guardar as luvas, lenços, chaves, carteiras e todos os outros objetos que precisam de levar consigo sempre que saem de casa.
Imagem: Cestas. Fonte: pixabay.com
Sugestão número 7. Guarde todos os carregadores e outros gadgets no mesmo cesto, na sala por exemplo.
Sugestão número 8. Cuvetes de gelo resistentes e coloridos são uma excelente maneira de organizar clips, pioneses, borrachas e outro material de escritório nas gavetas de uma secretária.
Sugestão número 9. Use e abuse das etiquetas brancas: para identificar caixas de sapatos, fios elétricos, pastas de arquivo, frascos e qualquer outro recipiente utilizado para organizar alguma coisa.
Imagem: Etiquetas. Fonte: pixabay.com
Sugestão número 10. As latas vazias de bolachas ou chá são perfeitas para organizar todo o tipo de objetos – se forem bonitas, ainda contribuem para uma decoração gira e poupada.
Sugestão número 11. Organize os jogos de lençóis com este simples truque: guarde o lençol de baixo, o lençol de cima e uma almofada dentro da segunda almofada.
Sugestão número 12. Invista na iluminação dentro dos armários – é uma das melhores formas de assegurar que estes se mantenham organizados.
Sugestão número 13. Faça um inventário dos cabides que tem em cada armário e agrupe os plásticos num e os de madeira noutra – uniformizar o visual do guarda-roupa não tem de ser uma actividade cara.
Imagem: Cabides. Fonte: pixabay.com
Sugestão número 14. Aproveite as portas dos armários para afixar ganchos, utilizando-os para pendurar gravatas, lenços ou bijutaria.
Sugestão número 15. Monte o seu secador de cabelo na parede da casa-de-banho, tipo hotel, e poupe espaço nos armários do WC.
Sugestão número 16. Guarde os brinquedos infantis utilizados na banheira dentro de um saco de rede (normalmente utilizado para colocar roupa delicada na máquina de lavar) e pendure na torneira – os brinquedos não só ficam organizados, como têm tempo e um local apropriado para escorrer e secar.
Sugestão número 17. Aproveite pequenos frascos de vidro ou de plástico para organizar os muitos elementos que compõem o armário da casa-de-banho: cotonetes, pensos rápidos, maquilhagem, bolas ou discos de algodão.
Imagem: Frascos. Fonte: pixabay.com
Sugestão número 18. Recicle uma antiga escada de madeira, encoste a uma parede e pendure toalhas na casa de banho. Uma boa dica para poupar dinheiro na decoração também!
Sugestão número 19. Uma pequena estrutura própria para panelas é um investimento económico que pode fazer e vai ganhar instantaneamente armários mais organizados e mais espaçosos.
Sugestão número 20. Organize as gavetas de talheres com separadores próprios para os utensílios do dia-a-dia, junte-os numa bonita lata ou caixa sem tapa que tenha guardado e disponha sobre a bancada da cozinha. Uma boa organização pode permitir poupar dinheiro!
Sugestão número 21. Adquira uma estrutura para afixar à parede, colocando as vassouras e esfregonas atrás da porta da despensa ou lavandaria, por exemplo. Para o mesmo efeito, martele 2 ou 3 pregos no mesmo local, prenda uma fita (pense nos restos que possa ter do Natal) em torno dos cabos das vassouras e esfregonas e pendure.
Sugestão número 22. Aprenda a dobrar os sacos plásticos em miniatura e guarde-os num recipiente apropriado na cozinha ou reutilize uma caixa de arrumação para o efeito.
Sugestão número 23. Compre alguns sacos de vácuo para, na mudança de estações, guardar roupa e têxteis, sem comprometer muito espaço. Necessita apenas da ajuda do aspirador para organizar eficazmente enquanto poupa dinheiro.
Sugestão número 24. Invista em várias pastas arquivadoras estilo-acordeão com diversos separadores para ter tudo o que precisa no mesmo sítio, sempre que precisar. Desde contas, extratos bancários, exames médicos, garantias de eletrodomésticos, receitas, desenhos das crianças ou relatórios escolares, tudo pode ser organizado nestas pastas arquivadoras económicas.
Imagem: Arquivador. Fonte: Angelo Giordano no pixabay.com
Sugestão número 25. Dê uso ao mealheiro que está a ocupar espaço no armário do escritório, ao colocá-lo na entrada ou na cozinha, para recolher de forma rápida e organizada todas as moedas que possam ficar espalhadas pela casa ou nos móveis. Uma boa forma de poupar para aquela compra especial!
Poupar dinheiro na organização é muito fácil!
Deixe um comentário