Hoje decidimos Partilhar 5 dicas para promover e manter a felicidade dos colaboradores e a produtividade da empresa.
A ciência já provou que os funcionários felizes dão lucro para qualquer empresa. Para os empresários, o difícil é equilibrar as variáveis desta equação, aparentemente simples, ou seja, funcionário feliz + empresa feliz = lucro.
Segundo o livro “O Jeito Harvard de se Feliz”, de Shawn Achor, pode adquirir aqui, nós não precisamos do sucesso para sermos felizes e sim o contrário: a felicidade potencializa os nossos resultados, a produtividade e ganhos financeiros.
É importante que os gestores saibam como criar um ambiente positivo, que estimule um bom ambiente entre os colaboradores.
Claro que é importante frisar que não estamos a pensar em satisfazer todas as vontades do colaborador, afinal estamos a falar de empresas, negócios, lucro e produtividade. Segundo Marcial Francisco Losada, psicólogo, consultor e ex-diretor do Centro de Pesquisa Avançada de Ann Arbor, Michigan, existe uma razão entre interações positivas e negativas dentro do ambiente de trabalho. Metas, feedbacks são essenciais para o desempenho máximo da equipe, mas também as interações positivas que promovam o bem-estar, melhora no clima organizacional, assim como o sentimento de pertença dos membros da equipa.
Algumas dicas para manter a felicidade – e a produtividade – dos colaboradores de forma fazer uma gestão de Felicidade Corporativa.
Dica 1: Atribuir significado do cargo
Diferente de descrição de cargo, o significado do cargo é uma das medidas que trazem mais ligação dos colaboradores aos seus trabalhos, por um dos pilares de nossa felicidade, o “propósito de vida”. Segundo uma pesquisa realizada num hospital pela Universidade de Harvard, nos quadros gerais, a equipa de limpeza era muito mais comprometida e motivada com o seu trabalho do que os médicos. Questionados quanto ao que faziam, os funcionários disseram que não limpavam apenas, mas que também salvavam vidas, impedindo que doenças alcançassem os pacientes ao deixarem tudo limpo e esterilizado. Já alguns médicos, por outro lado, relataram apenas que atendiam pacientes e realizavam cirurgias. Então, um programa de significado de cargo, definido e escrito pelos próprios colaboradores, aumenta significativamente os seus indicadores usando como ferramenta o pilar do propósito de vida.
Dica 2: Promova o Dia da Gratidão
Já deve ter ouvido falar que gratidão faz milagres. A gratidão é uma emoção positiva muito poderosa. A nossa felicidade está diretamente ligada a algum tipo de emoção positiva e, como a nossa mente não processa dois tipos de emoções – positivas e negativas – ao mesmo tempo, a gratidão espanta outras emoções negativas, como as que geram reclamações, queixas, mal-entendidos, discórdia, raiva, brigas e desentendimentos. Desta forma, a gratidão melhora em muito o clima organizacional.
Infelizmente damos mais valor a coisas que perdemos do que a coisas que ganhamos. Então, temos a responsabilidade de trazer à memória dos nossos colaboradores momentos bons ou ruins que aconteceram na semana e para os quais somos gratos de alguma forma. Promover um dia por mês para que os colaboradores se mostrem gratos por algo melhora o clima da empresa.
Dica 3: Escolha a melhor foto de passeio com família
Atualmente, trabalhamos tanto que às vezes esquecemos da importância da nossa presença com as nossas famílias, dos momentos de lazer etc. Ao fortalecer o pilar “relacionamentos de qualidade”, este é um programa que tem tudo para ser um sucesso entre os colaboradores. Consiste em promover uma premiação, em dinheiro ou não, num concurso votado pelos próprios colegas, estimulando os colaboradores a investirem algum tempo com a sua família – e valorizarem isso na forma de fotos. Para gerar maior empenho, pode haver mais de um prémio ou categoria, como a foto mais bonita, a mais criativa, a mais engraçada.
Dica 4: Alinhe metas
Todos sabemos que empresas têm metas e elas só são alcançadas se as metas dos colaboradores forem atingidas. Porém, existe um equívoco em acharmos que a meta do colaborador é apenas a meta que a empresa lhe propõe. Esse é um dos maiores motivos de desencorajamento, queda de produtividade e um clima organizacional conturbado. A solução é simples: o líder de cada grupo precisa estar mais próximo e ter um tempo individual com cada liderado. Nesse tempo, eles irão colocar no papel as metas da empresa, onde a empresa pretende chegar e as metas pessoais do colaborador, que pode ser a compra de uma casa, um carro, uma moto, a faculdade do filho, uma viagem, etc. Basta que o colaborador perceba que a empresa, por meio do seu líder, está preocupada com a sua meta pessoal, memorando-o para um maior desempenho. Assim, genuinamente, a empresa não cobrará a produtividade pelas metas impostas pela empresa, mas, sim, fazendo um paralelo com o sonho da moto, carro ou viagem do funcionário.
Dica 5: Ofereça formações para o desenvolvimento emocional do colaborador
Muitas empresas apenas pensam em “formação obrigatória” ou formação na área de venda. Será que um colaborador com esgotamento, cansaço, dores físicas e psicológicas ira conseguir vender? Com toda a certeza irá ter mais dificuldades e o esforço será muito grande.
Formações ou programas de atividades voltadas à saúde mental são essenciais, uma vez que os distúrbios como a ansiedade são muito presentes.
A produção só acontece quando a mente está no estado presente que o corpo – o nosso corpo físico só vive no presente, mas a nossa mente não. Programas como meditação, de organização pessoal, de organização da casa e do espaço de trabalho estão entre os melhores exercícios para a saúde mental e equilíbrio do colaborador e de toda a equipa.
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