Partilhamos consigo 5 tendências da Organização para dizer adeus em 2023, simplesmente porque não funcionam a longo prazo.
Uma das resoluções mais populares no final de cada ano é “No próximo ano vou organizar-me!”.
Organizar para cada um de nós pode possuir um significado muito próprio, mas a necessidade de simplificar a vida e dar sentido ao que é importante esse significado é geral a todos nós!
Mas, infelizmente logo ali a meio do mês de janeiro, muitos de nós voltamos aos velhos hábitos e mais uma vez ficamos inundados com a desorganização que já se voltou a instalar na nossa Vida!
Como todos nós podemos resgatar a nossa casa e a Organização que faz sentido para a nossa Vida, livre-se destas tendências em 2023 e comece um novo ano!
1ª tendência – Ignorar a quantidade de objetos que possuímos nas nossas casas
A maioria de nós possui muitas coisas, muitos objetos. Qualquer tentativa de organização tem de começar com o destralhar: avaliar com muita verdade o que usamos e o que não usamos. Não existe nenhum problema possuir coisas que amamos, que são úteis ou especiais, mas torna-se um problema quando estas coisas ocupam espaço, físico e mental que é valioso e impedem de viver a vida que merece e realizar as tarefas que conduzem a uma vida mais tranquila.
A regra um item entra no espaço se um item sair ajuda muito a evitar a acumulação e mantem o espaço organizado durante muito tempo.
2ª tendência – A perfeição das redes sociais
É inevitável! Vemos todos os dias nas redes sociais, armários, despensas e cozinhas limpos e organizados, perfeitos!!
Pois é, mas a má noticia e que na maioria das vezes não corresponde há realidade. Não deixe que a ideia de perfeição impeça de criar sistemas e espaços que funcionem para a forma como vive a sua casa e a sua Vida!
O objetivo da organização é tornar as suas rotinas livres do caos e da desorganização, por isso pense na funcionalidade que deve vir antes da perfeição e contrate um organizador profissional para encontrar sistemas de organização que funcionem para a sua vida.
3ª tendência – Comprar itens de organização sem organizar primeiro
Quantos de nós já começamos o novo ano no corredor da loja favorita ou na loja online a comprarmos as caixas de organização que vimos no site X ou numa rede social?
Infelizmente, estamos a gastar uma quantidade razoável de dinheiro que não irá colocar a nossa casa organizada.
Comprar alguns itens de organização não é necessariamente uma coisa má, mas se pensa que basta usar essas ferramentas e já está tudo organizado desengane-se, os itens de organização não são um substituto para a desorganização e manutenção regulares do espaço.
Primeiro avalie tudo o que possui e destralhe o que for necessário, depois considere tudo o que precisa de guardar no espaço que está a Organizar. Tire as medidas do espaço, e leve as medidas consigo no momento da compra, depois de verificar se já não possui uma solução em casa para esse problema.
4ª tendência – Frigoríficos demasiado organizados
Todos nós vemos nas redes sociais ou até em programas de televisão frigoríficos lindos superorganizados com os itens todos alinhados por cor ou classificados, dentro de caixas ou itens bonitos em vez de sacos de plástico ou bases de plásticos que são o padrão dos supermercados
É claro que os frigoríficos e congeladores devem ser organizados e limpos regulamente, mas os frigoríficos excessivamente estilosos não são muito funcionais para a maioria das famílias. A maioria das famílias precisa de um frigorifico com espaço para tudo o que precisam de conservar durante uma semana.
5ª tendência – Cuidado com os métodos infalíveis
Não faltam métodos de organização “infalíveis” no Instagram, no TikTok e outras redes sociais e blogs. Em primeiro lugar deve entender qual é o seu estilo de organização e pare de seguir tendências.
O sistema Konmari concentra-se em tirar tudo de uma sala e, em seguida, escolher e retirar aqueles itens que não despertam alegria. Para algumas pessoas, este método gera stresse, e pode ser até muito esmagador, criando desmotivação. Pode ser mais interessante ir divisão a divisão ou gaveta a gaveta de cada vez, não stressando, mas indo ao encontro do que é importante: organizar! Por isso escolha um método que funcione para si!
Pode encontrar dicas e sugestões nos nossos artigos 9 dicas para ser mais fácil Destralhar ou ainda em Destralhar Pratos para mais facilmente iniciar o seu novo ano!
Esperamos que estas ideias tenham feito pensar e motivar para iniciar o seu ano com muita Organização, encontrando o método que funciona melhor para si e a longo prazo, trazendo para a sua vida em 2024, paz, tranquilidade e Organização funcional!
Bom Ano, Boa Organização!
Deixe um comentário