A propósito da participação da Home Optimizer numa campanha de recolha de medicamentos para as crianças da Guiné-Bissau, surgiu-me a ideia de abordar a organização dos medicamentos nas nossas casas.
Manter os medicamentos organizados e bem armazenados é muito importante para a saúde, afinal ninguém quer consumir um remédio em más condições ou que a validade tenha sido ultrapassada.
Outro aspeto a ponderar é evitar a perda de tempo e dinheiro na compra de medicamentos que já temos em casa e nem sabiamos onde estavam.
Fora os medicamentos que temos de tomar caso tenhamos alguma doença crónica ou estejamos a fazer alguma espécie de tratamento, há coisas que todos devemos ter na nossa pequena farmácia em casa: Termómetro, Pensos rápidos, Pomada desinfectante para arranhões e queimaduras, Betadine, Antipiréticos e anti-inflamatórios para febres e dores (como benuron e brufen) – caso tenham crianças a versão para eles em xarope ou supositório, de preferência. Creme ou gel anti-histaminico para picadas de insectos, um Anti-ácido ou outro do género para os excessos alimentares, Soro fisiológico, Água do mar, Gase esterilizada e um medicamento para a diarreia.
Se tiver crianças, o Arnidol é presença obrigatória para aliviar as nódoas negras das pancadas e das cabeçadas.
Não se esqueça antes de tomar qualquer medicamento, verifique:
Se é o medicamento certo, Para a pessoa certa, Na quantidade certa, No momento certo, Na forma certa (engolir, mastigar, aplicar na pele).
E em caso de dúvida deverá sempre consultar o seu médico ou farmacêutico.
6 dicas para optimizar os seus medicamentos:
1.Manter os remédios longe da cozinha e da casa de banho, porque estes locais não são os mais apropriados porque possuiem alterações de humidade e temperatura e estes fatores podem prejudicar a estabilidade dos medicamentos. Coloque no quarto ou noutra divisão da casa que seja seco e fresco.
2. Centralize todos os medicamentos numa só zona assim terá controlo do que tem e do que precisa de comprar.
3. Organize por categoria e tamanhos, porque quando estiver doente encontrará muito mais depressa o que precisa.
4. Segurança: se tem crianças ou idosos em casa guarde os medicamentos num local alto e fechado.
5. Não separar a caixa do remédio do remédio e a bula. Mesmo que ocupe mais espaço evita perder informações importantes como a data de validade e as condições para o tomar.
6. Verifique a data de validade mensalmente e retire de imediato os que já tiverem expirado entregando na farmácia. Desta forma ninguém tomará nenhum medicamento estragado num momento de emergência e não poluimos o nosso planeta. Os remédios são produtos quimicos e oferecem riscos de contaminação para outras pessoas e para o meio ambiente.
Para mais ideias consulte o Pinterest o álbum da Home Optimizer, sobre a Organização dos Medicamentos: https://www.pinterest.pt/homeoptimizerpt/organiza%C3%A7%C3%A3o-medicamentos-medicine-organisation/
Como estão organizados os vossos medicamentos?
Deixe um comentário