Sabemos que os dias de trabalho são muito intensos, há sempre muitas tarefas para desenvolver e toda a ajuda é preciosa!
E, como na Home Optimizer queremos que o seu nível de produtividade seja elevado, preparámos uma lista com os itens que podem comprometer a sua produtividade e, por isso, não deve mesmo ter na sua secretária.
Porque manter a sua secretária de trabalho organizada pode ser a chave para um trabalho bem-sucedido!
6 coisas que deve evitar ter na sua secretaria ou mesa de trabalho
Conheça os 6 itens que devem ser repensados para uma melhor organização da mesa e do espaço de trabalho.
1) Acabe com o material de escritório em excesso!
Garanta que tem em cima da sua secretária apenas o material de escritório que vai necessitar para aquele momento. Quantos mais objetos estiverem espalhados sobre a mesa, maior é a probabilidade de o cérebro perder o foco e, esta falta de atenção, pode acabar por se fazer notar na produtividade.
Dica: Reduzir o nº de objetos que tem em cima da sua secretária é tão importante quanto mantê-los organizados no espaço que tem disponível! Se tiver poucos objetos na secretária, mas estiverem desorganizados, a probabilidade de distração é muito maior.
2) Coloque as fotos e recordações fora do espaço de trabalho!
As fotos da viagem com amigos ou as imagens da despedida de solteira da sua melhor amiga podem não ser as melhores opções de decoração para a sua secretária de trabalho.
Se quer decorar o espaço de trabalho com recordações especiais, a regra é pensar:
– Será que esta fotografia pode ser vista pelo seu chefe e por outros colegas?
Além disso, como estas fotos remetem a momentos de diversão e descontração, podem funcionar como uma fonte de distração do trabalho, fazendo com que perca o foco.
3) Guarde os itens de higiene pessoal e maquilhagem fora da sua mesa de trabalho!
Sabemos que podem ser indispensáveis para dar um retoque na maquilhagem a meio do dia, mas por mais úteis que sejam, os itens de higiene pessoal e cosméticos são objetos que não devem, mesmo, estar na sua secretária!
Opte por guardá-los num necessaire pessoal, dentro de uma gaveta ou de uma mochila e use-os num local reservado.
4) Faz refeições na secretária? Garanta que não deixa nada no seu espaço de trabalho depois de comer!
Hoje em dia, o ritmo de trabalho é tão intenso, que muitas das vezes acabamos por fazer as refeições na própria secretária de trabalho, como forma de poupar tempo e despachar tarefas.
No entanto, quer seja numa embalagem de takeaway ou a marmita levada de casa, a comida é uma das principais coisas que deve sempre evitar ter na sua secretária!
Além do cheiro, que pode incomodar os outros colegas, a comida pode atrair pequenos insetos desagradáveis. E, como os acidentes acontecem, pode acontecer que entorne parte da refeição ou que deixe cair sobras, que podem acumular sujidade no escritório.
A nossa dica é: Sempre que sobrar algo da sua refeição que queira guardar, deixe no frigorífico até ao final do dia de trabalho.
E lembre-se: Não deite comida, restos ou embalagens sujas da refeição no seu caixote de lixo individual. Com o passar do tempo e a temperatura do escritório é provável que se crie um cheiro incómodo para as outras pessoas do escritório.
5) Evite ter material desportivo, religioso ou político no seu espaço de trabalho!
É aconselhável evitar este tipo de material na secretária, pois pode gerar comentários desagradáveis e que não fazem sentido no seu local de trabalho.
6) Cuidado com o uso excessivo de Post-its!
Muitas das vezes, quando há alguma tarefa de que não podemos mesmo esquecer recorremos aos Post-its, no entanto, estes pequenos pedaços de papel podem trazer efeitos menos positivos!
O uso excessivo de Post-its, vai encher a secretaria de papelinhos e trazer confusão, correndo o risco de se baralhar com a prioridade das tarefas.
Além disso, ter a secretária ou o ecrã do seu computador cheio de Post-its cria poluição visual e ansiedade e pode comprometer o seu foco.
Dica extra: Tenha atenção a todas as distrações no seu local de trabalho!
Existe um conjunto de objetos, que normalmente temos na secretária, que comprometem a nossa produtividade sem darmos conta.
Revistas e jornais, por exemplo, são ótimas fontes de distração e dispersão do pensamento.
Outro exemplo é o telemóvel!
O telemóvel é, talvez, um dos principais entraves à produtividade. Com as notificações constantes das aplicações, das redes sociais ou dos e-mails, é quase impossível resistir ao desejo de estar sempre a consultar o ecrã para ficarmos a par das novidades.
A dica para superar esta fonte de distração é desativar notificações, sons e o modo vibratório ou estabelecer uma regra de só voltar a estas notificações de hora a hora ou entre tarefas.
Depois de ler este artigo, já não há desculpas para manter na sua secretária itens que comprometam o seu foco e produtividade!
Olhe para a sua secretária com um olhar crítico, veja que objetos está a manter desnecessariamente no seu espaço de trabalho e aplique as dicas que fizerem sentido para o seu caso.
Lembre-se que estas dicas podem ser aplicadas, tanto num escritório de empresa, como no escritório de sua casa, se for o caso.
Se precisar de ajuda para organizar o seu espaço de trabalho, veja o artigo “Quer organizar o seu espaço de trabalho? Descubra como pode fazer” ou fale connosco!
Boas organizações!
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