Sempre adorei fazer listas, senti sempre que me ajudavam a manter o foco e a não me esquecer de nada: a lista dos trabalhos de casa, a lista das compras, a lista das coisas que tinha de fazer, a lista da roupa que queria levar para férias, a lista das prendas de Natal, etc.
Li muito recentemente este livro:
A Arte das Listas — Simplificar, Organizar e Enriquecer a Sua Vida, da autora Dominique Loreau.
Este livro funciona como um guia, dando truques para fazer Listas que funcionem verdadeiramente. Aborda ainda os vários suportes usados e como fazer uma lista completa.
Algumas das listas referidas no livro: a lista das refeições da semana,a lista com os restaurantes preferidos,a lista da rotina doméstica,a lista com os números de telefone a ter à mão: bombeiros, polícia, médico, hospital, cabeleireira, florista, serviço de limpeza, canalizador, a lista de presentes que podemos oferecer, a lista com o que levar em viagens, uma lista com o que fazer antes de ir em viagem.
Recomendo a todos que façam listas é uma boa forma de organizar ideias e tempo, optimizando o que temos de fazer sem esquecer nada. As listas simplificam o nosso dia-a-dia e ajudam-nos a pensar.

A autora Dominique Loreau é francesa mas vive no Japão. Este e os outros livros dela refletem o modo e a convivência com a cultura japonesa, onde o menos é mais aplicando este principio em todos os aspetos da vida.
«As listas são um suporte indispensável para organizar as tarefas do quotidiano e constituem também um dos meios mais acessíveis, mais divertidos e mais eficazes para se libertar interiormente.»
Dominique Loreau
Também adoro e faço-as quase desde sempre.
Tenho esse livro. Mas tenho outro dela ainda melhor…”A arte da simplicidade”. Adorei este, que comprei há uns anos. Tem mto a ver com outra coisa com a qual me identifico e me interessa …o minimalismo.
Boa sorte 🙂
Olá. Sim também conheço esse livro que falas. Acho que está mais ligado ao minimalismo mas é muito bom.
Um dia destes também o coloco como Sugestão de Leitura. Obrigada.