A arte de organizar é simples. É apenas atribuir um lugar a todos os objetos que possui em casa e posteriormente, depois de os utilizar, voltar a colocar no local pré-definido, onde pertencem.
E agora deve estar a pensar: Só isto? Afinal organizar não é nada de especial…
Imagem: Armário da Roupa Organizado. Fonte: Unsplash
Mas a verdade é que para quem nunca aprendeu a fazê-lo pode ser uma tarefa muito complexa, principalmente quando é preciso conciliar com a correria do dia a dia.
O cansaço muitas vezes é grande e a paciência não chega para utilizarmos os poucos momentos livres do dia a organizar a casa.
Escolha o sítio certo para organizar cada objeto
Para quem não conhece ou não têm nenhum hábito de organização o “devido lugar” de um objeto é onde habitualmente este fica, sem se recorrer a grandes critérios de seleção de espaço.
O problema aqui é que, quando as pilhas de coisas vão crescendo e começam a ocupar cada vez mais espaço, torna-se muito difícil encontrar o que quer que seja.
Por vezes, a desorganização é de tal ordem que acaba por ser mais fácil ir comprar de novo, em vez de se procurar naquilo que já se tem em casa. Consequentemente, a longo prazo, estaremos perante um caso de acumulação, com diversos itens repetidos o que, para além de ocupar demasiado espaço em casa, representa também um investimento monetário desnecessário.
Os objetos controlam o nosso espaço e a nossa vida também.
Arrumar e organizar a casa é fundamental para criar um bom ambiente, que transmita bem-estar. Para ajudar no processo, pode dividir a desorganização em quatro categorias:
- Coisas que já não usa nem gosta;
- Coisas que estão desarrumadas ou desorganizadas;
- Coisas que estão acumuladas em espaço muito pequenos;
- Coisas que estão inacabadas.
O mais importante na organização é agrupar os itens em categorias e colocar próximas as categorias semelhantes. Isto facilita muito a arrumação e organização, porque tudo está no mesmo espaço físico.
Assim é muito mais fácil fazer da organização um processo diário, sem desculpas!
A cozinha é um excelente exemplo. Pense nos utensílios de cozinha e em três das gavetas que tem disponíveis para a arrumação:
- Junte os utensílios por grandes categorias;
- Dentro de cata categoria, subdivida-os em categorias mais pequenas.
Depois de feita a seleção, é só pôr mãos à obra! Pense nas gavetas que tem para arrumar. Pode dividir o espaço por tipo de itens, como por exemplo:
- Utensílios para a preparação dos alimentos (raladores, cortadores, descascadores, etc.);
- Itens da cozinha (colheres de pau, espátulas, etc.);
- Saca-rolhas, auxiliares de medição, abre latas e outros gadgets.
Desta forma terá os utensílios de cozinha sempre organizados e encontrar aquilo que precisa passará a ser mais fácil e rápido.
A Organização melhora a nossa vida
É importante saber que organizar é um processo que deve ser constante e para isso é necessário que se crie um hábito. Com o tempo, pôr em prática tarefas de organização torna-se mais fácil e deixa de ser um esforço.
No início é normal que haja um nervosismo e até mesmo um pouco de stress, tal como conduzir um carro para a maioria das pessoas, mas passado algum tempo já o consegue fazer automaticamente, sem pensar. É natural!
Lembre-se que é muito importante manter a organização presente no nosso dia a dia. A organização serve para simplificar a vida e permite que sejamos mais produtivos e criativos.
Normalmente a desorganização ocorre como reflexo de algum tipo de confusão interior que se transfere para o ambiente exterior, no entanto, sabermos que a vida funciona melhor quando tudo está no seu devido lugar e que esta pode ajudar a clarificar muitas situações da nossa vida.
É isso que nos dá ânimo para organizar a nossa casa!
Artigo Home Optimizer publicado na Revista Vento e Água de agosto de 2019.
Deixe um comentário