Já tinha pensado nesta questão? A falta de organização está a matar a sua vida sexual?
A tralha pode ser um contributo direto para uma vida sexual conturbada e até algumas vezes pode matar a sua vida sexual. Quem diria?
Quer saber mais?
Nos últimos 4 anos como organizadora profissional, ajudando as pessoas a limpar e a organizar as tralhas das suas casas, aprendi que na maioria das vezes, as pessoas querem limpar o mental e o relacional. Em alguns casos, querem limpar um caminho (de forma figurada) para o quarto.
Por exemplo, discutir com o seu companheiro. Ele deixa os sapatos no meio do chão? Ela tem pilhas de papéis na mesa da cozinha? A desorganização é uma barreira física à intimidade. Se não consegue sequer ver a cama porque as coisas estão amontoadas por toda a parte, não há espaço para outra pessoa.
A falta de organização é uma barreira figurativa para a intimidade. Porque as coisas estão empilhadas por toda a cama? A resposta seria diferente para cada indivíduo ou casal. Na minha experiência, as questões subjacentes na relação, podem ser o que causou a desordem, e a desordem contribui para as questões subjacentes.
A desordem pode ser a manifestação física da falta de comunicação, e mais desordem é trazida para evitar ainda mais essa comunicação. Papéis, livros e projetos por toda a cozinha ou na mesa de jantar evita sentar e ter uma refeição juntos, de frente para o outro, discutir temas profundos, planear o futuro, criar laços, crescer.
A desorganização pode refletir a própria falta de autoestima.
O pensamento pode ser: “Eu não sou bom ou atraente ou inteligente ou bem-sucedido, etc.” o suficiente para ter um relacionamento. Vou ter coisas em vez de ter uma relação, começar um hobbie ou receber uns amigos. Tal crença sobre a autoestima pode complicar um relacionamento desde o início e sabotá-lo.
A desordem contribui para corroer o respeito do parceiro. O parceiro desorganizado pode deixar as coisas por toda a casa, não guardar nada, ou ignorar pedidos para ajudar na casa. A perceção é que ele não se importa – sobre ele ou si mesmo, as suas coisas, a casa ou o seu parceiro. O outro parceiro sente-se desrespeitado, irritado, ressentido, magoado e pode desistir. Essas emoções não promovem o desejo de intimidade.
Algumas pessoas têm relações com as coisas, e não com outras pessoas, apesar de terem um desejo desesperado de ter um parceiro de vida. Uma casa desorganizada, contribui para o CAOS. Não permitir que alguém entre na casa é uma metáfora para não permitir que ninguém entre na sua vida.
A aquisição compulsiva preenche um vazio. Amor? Deceção? Um trauma passado? Também pode refletir problemas de saúde mental subjacentes, como depressão, perfeccionismo, procrastinação e ansiedade.
Quando esses desafios não são abordados e tratados, as coisas podem tomar conta de uma casa inteira, focando o cérebro em todos os projetos inacabados.
Espaço e dinheiro estão “presos” nas coisas. Manter tanta coisa requer muito tempo e energia, então nada é deixado no final do dia para dar a um parceiro. As coisas podem refletir arrependimento, autorrecriminação e culpa sobre boas intenções malsucedidas. O stress que se segue e os temperamentos que inflamam.
Merecemos ser felizes.
É possível mudar a situação. É preciso tomar a decisão de mudar; deixar de lado crenças antigas; um compromisso de fazer o trabalho; investir tempo e esforço no processo de mudança; e possivelmente garantir ajuda externa.
Se sente que este tema ainda é difícil e que não consegue alcançar o seu objetivo sozinho, conte com a Home Optimizer para apoiar a enfrentar qualquer desordem que esteja a afetar os seus espaços e a sua Vida!
Contacte-nos através do nosso EMAIL
Deixe um comentário