Sabia que, de acordo com a revista online Shape, uma cozinha desorganizada pode contribuir para o aumento de peso?
“Enquanto testamos a ideia de que ambientes desordenados e caóticos nos levam ao stress, os investigadores do Cornell Food and Brand Lab descobriram recentemente que a desorganização na cozinha leva as pessoas a consumir mais calorias – e, contrariamente, um ambiente de cozinha limpo reduz a quantidade de calorias ingeridas.” – Shape.com
Imagem: Pessoa em cima de uma balança. Fonte: I Yunmai no Unsplash
Imagine que chega com o cansaço do dia acumulado, com fome e precisa de preparar o jantar, mas a cozinha está toda desarrumada, não planeou a refeição e apetece-lhe mesmo uma massa!
Começa por não encontrar a panela, depois não encontra a massa que querer cozinhar no armário, etc. e o cansaço acaba por levar a melhor…
Provavelmente vai acabar por decidir encomendar comida e junk food, ou fast food, é a solução mais fácil e rápida!
E tudo isto porque a cozinha não está organizada nem funcional!
Organizar a cozinha para fazer refeições saudáveis e económicas
As cozinhas devem ser simples e estar sempre organizadas para que possamos planear as refeições e aproveitar os momentos em que cozinhamos para nutrir o nosso corpo e, por vezes, a nossa alma.
Aproveite a época de verão, das férias, em que os dias são maiores, para organizar a cozinha! Elimine o que já não usa, recicle o que conseguir e doe o que já não quer, mas que ainda está em condições.
Um bom exemplo é as canecas do café. Estes são dos itens que mais facilmente acumulamos em casa. Temos sempre em quantidades excedentes às que usamos porque comprámos, ou recebemos como prenda ou brinde.
Imagem: Quatro canecas de café. Fonte: James William no Unsplash
Dica: Retire todas as canecas que tiver na prateleira, escolha as três ou quatro que gosta realmente e fique apenas com essas. As restantes, encaminhe para a melhor opção: doar ou vender.
Uma ótima forma de deixar sempre a sua cozinha organizada e funcional é garantir que o espaço do balcão está livre e limpo para que, visualmente, tenha a sensação de espaço e de tranquilidade, o que faz com que seja mais fácil cozinhar.
Pense em soluções de organização que ajudem no dia-a-dia, como os organizadores de cozinha ou caixas organizadoras para organizar os armários. Se gosta de comida italiana, por exemplo, experimente colocar juntos os itens necessários para fazer este tipo de comida (massa de macarrão, com o molho de tomate…).
Outra forma de tornar a sua alimentação ainda mais saudável é ter sempre fruta fresca na sua fruteira e cenouras ou outros legumes no frigorifico para que seja rápido e prático preparar lanches saudáveis e refeições rápidas.
Imagem: Mulher a cozinhar. Fonte: Jason Briscoe no Unsplash
Faça da saúde a sua prioridade e, para o conseguir, mantenha a sua cozinha organizada e saudável!
Se precisar de ajuda, a Home Optimizer terá muito gosto em apoiar com mais sugestões e dicas. Fale connosco!
Deixe um comentário