Acumuladores são pessoas que possuem um apego excessivo a objetos, roupa e até animais. A acumulação já foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como doença.
Numa pausa para almoço, resolvi ligar a televisão e “apanhei” um programa de televisão que gosto muito de ver, na Sic Mulher, que se chama Acumuladores Compulsivos.
Mas este programa foi impressionante até para mim que sou organizadora profissional e habituada a lidar com situações de acumulação de bens.
No programa organizadores profissionais e psicólogos tentam ajudar acumuladores que devido ao seu excessivo apego, vivem em más condições e muitas vezes as suas casas também já não são seguras.
O programa deste dia era sobre a senhora X que era uma acumuladora de Gatos, sim de Gatos. Sentia que devia tratar de todos os gatos que lhe apareciam para colmatar uma questão emocional que tinha desde criança. O número foi crescendo e ela perdeu o controlo da situação, não conseguido tratar de todos e para os alimentar vendeu tudo o que tinha em casa. Eram muitas centenas de animais. A casa como podem ver na fotografia era um caos cheio de gatos doentes, com as necessidades fisiológicas espalhadas tornando o ar pouco respirável e até perigoso para a saúde.
Uma descoberta macabra no frigorifico fez a psicóloga quase desmaiar. Quando os gatos morriam, a senhora X, congelava-os para posteriormente os cremar, quando tivesse dinheiro. Foi uma descoberta arrepiante.
Felizmente a equipa profissional conseguiu ajudar a Sra. X e ela recuperou a sua vida e a sua casa.
Se conhecem alguém que começou a acumular, contactem com um organizador profissional devidamente credenciado para ajudar. Não se esqueçam que é uma doença que precisa de ajuda e tratamento.
O programa possui imagens muito impressionantes.
Susete Lourenço
Deixe um comentário