Desde que o estado de emergência foi decretado que a maioria de nós ficou em casa em regime de teletrabalho.
Imagem: Videochamada Fonte: Unsplash
As reuniões pessoais foram substituídas por reuniões virtuais e passámos a usar várias aplicações como o Zoom, Google Hangouts Meet, GoToMeeting ou Skype para videochamadas, que se tornaram cada vez mais presentes na nossa vida.
Muitas pessoas confessam que se sentem exaustas com o uso regular destas tecnologias, o que se traduz num final de dia de mais cansaço e esforço.
Mas afinal o que é que é diferente entre a comunicação cara a cara e a comunicação por vídeo?
Uma vídeo chamada requer muito mais foco do que uma conversa presencial. Nas videochamadas “trabalhamos mais” as pistas não verbais, como as expressões faciais, o tom da voz e a linguagem corporal.
Somos obrigados a prestar mais atenção a estes aspectos levado a um maior consumo de energia. Não relaxamos durante a conversa, e isso é desgastante.
O silêncio é um aspecto natural nas conversas presenciais, mas quando acontece numa vídeochamada ficámos ansiosos e desconfortáveis. Um estudo realizado por académicos alemães em 2014, mostrou que os atrasos nos sistemas de telefone ou conferência moldaram negativamente a nossa visão das pessoas, mesmo atrasos de 1,2 segundo fizeram as pessoas sentirem-se como menos amigável ou focado.
Outro factor importante, é estarmos fisicamente perante câmaras, aumentando o nível de consciência que estamos a ser observados, como se estivéssemos num palco e isso também é stressante para a maioria das pessoas.
Obviamente que o espaço que nos rodeia também contribui para o nosso cansaço. Antes, as nossas vidas dividiam-se em espaços separados, trabalho, amigos, família, agora tudo acontece num único espaço.
O que podemos fazer para aliviar este stress e cansaço?
Os especialistas sugerem limitar as videochamadas apenas às necessárias e considerar ligar ou não a câmara como opção, para diminuir o stress. Podem ser ligadas no início e no fim e durante a reunião desligarem-se, por exemplo, para diminuir o stress.
Não ter muitas reuniões no mesmo dia, mas em caso de necessidade de trabalho, pausas entre reuniões que permitam tomar uma bebida, como um chá ou um café, esticar o corpo, ir até à janela ou varanda apanhar um pouco de ar da rua, pequenas atividades de pausa e relaxamento.
Imagem: Videochamada no zoom entre duas pessoas Fonte: Unsplash
No nosso artigo12 dicas para fazer videochamadas de sucesso, encontrará dicas e truques de etiqueta para fazer as suas videochamadas com sucesso sem prejudicar a sua imagem profissional.
Esperamos que estas ideias ajudem a boas reuniões e menos fatigantes.
Esperamos que estás ideias ajudem a boas reuniões e menos cansativas.
Deixe um comentário