Cada vez mais ouvimos os nossos clientes que comentarem que perderam o controlo da casa, porque vivem sobrecarregados, que gerir as tarefas da casa, tem sido muito difícil e desgastante.
Os filhos não ajudam, os companheiros não participam e as empregadas? Ou não possuem recursos económicos para ter alguém ou as que “já passaram lá por casa” eram muito más.
O nosso artigo de hoje é para si que sente que a dividir as tarefas da Casa é muito complicado.
Podíamos passar metade deste artigo a falar da injustiça, do peso que tradicionalmente ainda recai nas mulheres nas tarefas domésticas, bla, bla, bla.
Mas na Home Optimizer, preferimos encontrar soluções pela positiva e aproveitar o resto do artigo, para lhe dar sugestões para a distribuição das tarefas aí em casa e tornar o processo mais positivo e mais eficiente.
No momento de distribuir as tarefas, pense no seu espaço casa. Um espaço onde todos moram e onde todos são responsáveis por manter, sendo um espaço de acolhimento, de paz e equilíbrio.
Por isso, é necessário pensar na higiene, na organização, na manutenção.
E então como fazemos a distribuição das tarefas? Muito simples!
1º – Conversar – saber o que cada um gosta mais e o que não gosta mesmo nada.
2º – Criar uma lista que todos participam com as suas sugestões de tarefas que consideram importantes para a vossa casa.
Por exemplo, fazer a cama de manhã? Guardar os brinquedos? Aspirar e limpar o pó, quantas vezes por mês? Arrumar a cozinha após as refeições…
Pode parecer muito óbvio, mas vai sentir que algumas pessoas da sua casa, valorizam mais umas situações do que outras… Como cada um vê e valoriza essas tarefas / prioridades ajuda muito na hora de distribuir e realizar as tarefas. Porque quem se sente incomodado vai dar mais valor àquela atividade em questão.
3º – Ensinar a fazer – Muitos não sabem como fazer a acabam por não realizar a tarefa, além disso, desmotivam-se porque os outros acabam por cobrar o que para uns é obvio para a pessoa que tem de executar, não é assim tão obvio.
4º – Estabelecer a Periodicidade – Leiam as tarefas e definam a periodicidade e tenham em consideração a idade de cada um dos membros da casa e a disponibilidade de tempo de cada um.
É um processo que todos os membros da casa precisam de participar e assumirem a responsabilidade. Por vezes, pode tornar-se um processo de negociação, mas só assim irá realmente funcionar.
5º – Criar um quadro e colocar num lugar onde todos possam ver e acompanhar.
Quando se trata de dividir tarefas por empregados, é muito importante não assumir que o empregado sabe fazer da forma como gosta. Por isso, crie a lista das tarefas, partilhe e ensine como gosta que seja feito.
Acreditamos que estas dicas vão ajudar na divisão das tarefas e consiga criar um processo mais leve e descontraído.
Aproveite estes últimos meses do ano para implementar este modelo ainda este ano e comece o novo ano de 2022, com a uma nova organização na sua casa!
Conte nos comentários o que achou das nossas dicas! Experimente e partilhe connosco!
Deixe um comentário