“Muitas coisas que a criança nunca poderá dizer com palavras é possível que as diga por meio do desenho”
Rhoda Kellogg (1984)
Para a maioria das crianças as aulas começam na próxima semana.
Todos estão excitados com o momento: livros novos, material novo, escola nova para alguns, professors diferentes…
Mas será que já organizaram os trabalhos do ano lectivo anterior?
Para quem ainda não teve oportunidade de o fazer aqui ficam algumas dicas “Como organizar os desenhos e trabalhos da escola das nossas crianças”.
A expressão plástica e artística faz parte da educação das nossas crianças – e ainda bem. As crianças pintam porque gostam de brincar com as cores, as linhas, as formas e as texturas e fazem-no cada uma à sua maneira, mostrando-nos dentro da sua faixa etária as suas habilidades e conhecimentos.
Além dos desenhos feitos em casa, trazem da escola os desenhos e trabalhos realizados em contexto escolar.
Fantástico! E agora? Como organizar estas obras de arte que se vão juntando e crescendo vertiginosamente na nossa casa? Que pai ou mãe nunca se viu neste dilema?
A Home Optimizer apresenta algumas dicas para facilitar a organização:
Expor os trabalhos
Sempre que surgir um trabalho novo, por que não expô-lo durante uma ou duas semanas num local especial da casa já pré-definido, como o frigorífico, o centro de comando da casa ou uma parede destinada a este fim, com molduras compradas e prontas a serem usadas, por exemplo? As molduras permitem a troca rápida de conteúdo e dão um ar de exposição que irá deixar a criança a sentir-se realizada com o seu trabalho.
Criar uma pasta para cada criança, caso exista mais do que uma
Através deste sistema, tendo cada pasta o nome da criança a que corresponde, os trabalhos poderão ser guardados em papel de uma forma organizada.
Digitalizar os desenhos
Crie uma rotina de digitalização, respeitando o ritmo próprio da sua família, e envie os trabalhos digitalizados para uma pasta Dropbox ou um disco rígido externo. A grande vantagem deste sistema é a preservação dos desenhos, além da possibilidade de os partilhar com outras pessoas da família que moram longe e não conseguem acompanhar o desenvolvimento da criança.
Reciclar
Depois de analisarmos as obras de arte, podemos chegar à conclusão de que nem todas estão fantásticas e, por isso, podemos secretamente deitá-las no caixote do lixo sem que a criança saiba, de forma a não causar nenhuma tristeza.
Deixe um comentário