Uma alimentação saudável e sem grandes complicações na sua elaboração é do que precisamos no nosso dia-a-dia agitado.
O primeiro passo é organizar um menu semanal que, além de nos fazer bem à saúde, vai trazer vantagens na economia de tempo e de dinheiro.
Um menu semanal é uma forma de determinar o que vai comer em cada dia da semana, sendo mais fácil equilibrar as refeições. Claro que é sempre possível abrir exceções por motivos vários, mas não deve esquecer que são exceções e é importante voltar à rotina e ao menu.
Por outro lado, é possível equilibrar o orçamento familiar de uma forma mais correta. Ao organizar e programar as refeições sabe exatamente do que precisa quando for ao supermercado e evita compras desnecessárias, permitindo ainda organizar as compras de modo a aproveitar promoções e ofertas. Não esquecer de comprar os condimentos necessários para fazer os mais diversos pratos e receitas.
Aproveitar um dia para se dedicar a cozinhar ou aproveitar para preparar duas refeições ao mesmo tempo acaba por libertar mais tempo para outras atividades. E claro que comer em casa ou levar comida para o escritório é mais barato do que comer todos os dias em restaurantes, além de ser mais saudável.
Planear permite evitar desperdícios, pois cozinha-se a quantidade a ser consumida e evitam-se excessos, o que também ajuda a manter o peso. Elabore sempre ementas diversificadas.
A melhor forma de organizar um menu semanal é escolher, em primeiro lugar, o dia da semana para o planeamento. Este deve ser um dia em que esteja mais livre, para poder dedicar alguns minutos a esta tarefa.
De seguida, escolha o dia para fazer as compras e deixar os alimentos preparados. Primeiro, consuma os que já estão maduros ou que se estragam mais rapidamente e congele convenientemente o que for necessário.
Muitas vezes, aproveito para fazer sopa, uma carne guisada e outra refeição de forno. Tudo na mesma altura, porque os ingredientes base são iguais e quem descasca uma cebola descasca três. Ao mesmo tempo, estou a preparar três refeições, rentabilizando o tempo investido na confeção da comida.
Outras vezes, ligo o forno para a confeção de um prato de peixe ou carne e aproveito para fazer um bolo, uma granola de forno, uma batata doce assada… Assim, rentabilizo o forno, diminuo a conta da eletricidade e preparo comida variada.
Gosto muito das receitas da Joana Roque e, além dos livros, consulto muitas vezes o site dela em: http://paracozinhar.blogspot.com/
A Joana é excelente a preparar o menu semanal e as suas dicas são fantásticas, pois são práticas, económicas e funcionais. Comida saudável, com sabor e normal para uma família com ou sem crianças.
Deixe uma resposta