O final de uma relação nunca é fácil. Os sentimentos de tristeza, revolta, zanga e confusão estão muito presentes. Muitas vezes, não sabemos o que fazer.
Recentemente, reencontrei uma amiga que acabou a sua relação de muitos anos. Na nossa conversa perguntou-me se eu tinha uma solução para o seu coração partido. Respondi-lhe que não, mas que reorganizar a casa poderia ajudar no processo. Ela ficou surpreendida com a minha resposta e recordei-lhe que os finais das relações são momentos de transformação para uma nova fase, um novo capítulo de uma nova vida. Assumir a tristeza faz parte da recuperação.
Sendo a casa um elemento tão importante no nosso desenvolvimento pessoal, sugeri-lhe algumas mudanças no espaço, para renovar a vida e transformar os sentimentos, para deixar o espaço agradável e preparado para a nova fase e para que as coisas boas e positivas entrassem na sua vida, deixando para trás todas as coisas que a deixam triste.
Nenhuma mudança é fácil, seja uma mudança de emprego ou de casa, e precisamos de algum tempo para nos adaptarmos. Mais difícil ainda é quando essa mudança mexe com as estruturas da nossa vida, que é o caso do fim de um relacionamento.
Aqui ficam algumas dicas para ajudar a reorganizar a sua casa, a sua vida:
– A divisão de bens e objetos é provavelmente a etapa mais simbólica da separação. Lidar com as coisas do outro e limpar armários é um processo complicado. Remova os pertences do seu ex-companheiro, em especial do quarto, pois é aí que se encontra o centro da energia do relacionamento. Portanto, faça da limpeza dos pertences do ex uma prioridade.
– Troque o colchão. A energia existente numa cama partilhada entre duas pessoas é intensa. Além da intimidade física, existe a intimidade de dormir, das leituras de livros, das conversas, etc.
– Elimine tudo o que pertencia ao relacionamento passado, incluindo joias oferecidas e fotos onde o parceiro apareça.
– Não mantenha o seu anel de casamento, diamante ou outras joias especiais dadas pelo seu ex-companheiro na sua caixa de joias.
– Remova os sinais óbvios como os objetos e imagens que faltam, substituindo-os por outros.
– Estabeleça uma data para o seu ex-parceiro ir buscar os seus bens. Não os armazene na sua garagem ou no sótão!
– Pare de verificar a atividade do seu ex no Facebook ou outras redes sociais. – Remova do seu computador as pastas de arquivo que pertenciam ao seu companheiro.
– Remova as lembranças, como cartões, corações, etc., oferecidas durante o relacionamento.
– Limpe por baixo da sua cama. Se tiver espaço de armazenamento, gavetas ou um sommier, use-os para arrumar cobertores, almofadas ou roupa de cama extra. Evite arrumar neste espaço artigos eletrónicos, obras de arte antigas, livros e calçado usado ou desgastado.
– Compre plantas. Além de purificarem o ar da sua casa são uma lufada de ar fresco no espaço.
– Numa perspetiva mais espiritual, perdoe-se pelo que fez e disse durante o relacionamento e medite. É um bom processo para trazer paz à sua mente.
– Diga à sua casa: ainda estou aqui e gosto muito de ti.
Se sentir que este processo é doloroso e não o consegue fazer sozinho, contacte a Home Optimizer, nós podemos ajudar.
Deixe um comentário