Muitas pessoas não perceberam ainda a importância de manter as casas sem tralha e sem desarrumação. Estas são fontes de stress que atrapalham a nossa vida, e não nos permitem ser felizes causando perturbações psicológicas em casos extremos.
Quero partilhar convosco um artigo publicado da revista Psychology Today, tendo como autora a psicóloga Sherrie Bourg Carter. O título do artigo é: “Porque a desarrumação causa Stress: 8 razões, 8 remédios – o custo mental da desordem”.
Neste artigo a Dra. Sherrie, indica-nos 8 razões pelas quais a desarrumação nos causa stress.
1.- Perturba a nossa mente com excessos de estímulos excessivos, fazendo com que os nossos sentidos tenham de trabalhar mais.
2.- Distrai-nos não nos ajudando a manter focados no que deveria ser mais importante.
3.- Torna-se mais difícil relaxar tanto fisicamente como mentalmente.
4.- Está constantemente a evitar sinais para o nosso cérebro que o trabalho nunca é feito.
5.- Deixa-nos ansiosos porque nunca temos certeza do que vai levar para chegar ao fundo da pilha.
6.- Cria sentimentos de culpa e constrangimento – “Eu deveria estar mais organizado”.
7.- Inibe a criatividade e produtividade.
8.- Deixa-nos um sentimento de frustração, impedindo-nos de encontrar o que precisamos rapidamente (por exemplo, arquivos e papelada perdidos na “pilha” ou chaves engolidas pela desordem).
Felizmente, ela também nos diz que esta forma de stress ao contrário de outras como o trabalho ou os relacionamentos, é uma das mais fáceis de melhorar e corrigir e dá-nos algumas sugestões:
1.- Manter a desarrumação em família, ou seja, envolver toda a família na arrumação.
2.- Criar espaços designados para itens utilizados com frequência para que se possa encontrar rápida e facilmente o que se procura como gavetas ou armários, porque em espaços abertos não desaparecem os estímulos visuais que criam stress e diminui a quantidade de espaço aberto que a mente “vê”.
3.- Se não usa, não quer, ou não precisa, deve livrar-se do objeto. Pode deitar fora, reciclar ou doar (o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra pessoa), mas não o mantenha. Se não usar frequentemente guarde numa caixa na garagem ou no escritório, com a data de fecho, para deixar espaço para as coisas que usa com mais frequência.
4.- Quando tira algo do espaço designado para usá-lo, coloque-o imediatamente depois que terminar. Parece simples, mas na verdade é uma prática de compromisso.
5.- Crie uma pasta pendente. Uma pasta pendente que ajuda a limpar o seu espaço de trabalho e, ao mesmo tempo, fornece uma pasta prontamente acessível para centralizar e localizar projetos pendentes.
6.- Não deixe que os papéis se acumulem. Os papéis espalhados por todo o lado podem tornar-se o “Inimigo Nº1 a abater”. Veja todos os documentos rapidamente e deite fora o que não precisa e arquive o que precisa no seu devido lugar.
7.- Tenha o hábito de limpar o seu espaço de trabalho antes de sair. Não só isso lhe dará uma sensação de encerrar o trabalho e as tarefas como irá fazer com que se sinta bem quando voltar de novo ao espaço porque este estará agradável e limpo.
8.- Torne a tarefa da arrumação divertida. Coloque uma música que goste e verá que além de apreciar a música, o tempo passará mais rápido e provavelmente trabalhará mais rápido do que faria sem a música.
Já no fim do artigo, a Dra. Sherrie faz referencia à desordem mental sugerindo que para a diminuir devemos concentrar e focar num projeto de cada vez, sem ter distrações como o telemóvel, os e-mails, outros aparelhos electrónicos, etc.
O artigo completo encontra-se aqui: https://www.psychologytoday.com/blog/high-octane-women/201203/why-mess-causes-stress-8-reasons-8-remedies
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