Vou começar este artigo com uma estatística reveladora…sabiam que os Estados Unidos têm 3% das crianças do mundo, mas compram 40% de todos os brinquedos vendidos no mundo? É um pouco aterrorizante.
Se vocês tiverem filhos como eu sabem que provavelmente nesta altura do ano eles irão ter um grande número de novos presentes e brinquedos, por isso é o momento perfeito para aprender e ajudar as crianças a percorrer os brinquedos e a selecionar de forma a criar espaço para o que desperta alegria e prazer.
Foi isso que fizemos na minha casa, no sábado passado. Arregaçamos as mangas e… e eu enchi-me de forças porque sei que é sempre um processo difícil principalmente para as crianças mais pequenas pela sua idade, como é o caso da minha S.
Objectivos estabelecidos: O que estiver estragado – lixo, o que estiver bom, mas já não brincamos – dar a outros meninos que precisam, reorganizar os armários e gavetas para ganhar espaço para os presentes que vamos receber.
Foram 3 horas de organização, mas muito produtivas, todas nos aguentamos muito bem, só houve um momento em que deixei de ser a mãe Susete e passei a ser a Susete Lourenço, organizadora profissional da Home Optimizer 😊 sem desentendimentos e choros.
Fiquei muito feliz pela capacidadede desprendimento da minha S. apenas pediu para “guardar um jogo para os filhos dela”. Referiu algumas vezes os meninos que não tinham muitos brinquedos e isso acho que a ajudou a equilibrar-se (está crescida à minha miúda). Encontrámos um jogo de legos que ainda não tinha sido “usado” e passou imediatamente a ser o preferido nos dias seguintes.
Resultado final: 2 sacos bem cheios de brinquedos e puzzles para outros meninos, 4 sacos para o lixo, brinquedos já estragados (vinham da irmã mais velha), desenhos antigos, canetas que não escreviam, tintas secas, livros que já lemos mil vezes. O espaço ficou mais leve e limpinho como elas referiram.
Ensinar os nossos filhos a escolher os brinquedos com sabedoria e valorizar os brinquedos que eles têm não é algo que acontece de um dia para o outro, mas podemos conversar sobre o assunto, colocar alguns limites e ajudá-los a organizar uma coleção de brinquedos que despertem alegria e prazer. Estamos também a ensinar o valor da partilha, do respeito, da valorização e muitos outros valores.
Vamos fazer um Detox de brinquedos?
Deixo-vos algumas dicas:
1. Ajude-os a identificar o queeles realmente gostam o que lhes dá prazer. Pergunte ao seu filho “Este brinquedo dá-te alegria quando brincas com ele?” Ou “Quais são seus brinquedos favoritos?”. As crianças entendem o conceito de “alegria das faíscas”. Fazer essa pergunta na conversa poderá ajudar a começar a distinguir entre as coisas que eles realmente amam.
2. Institua uma regra para cada novo brinquedo que eles pedem, diga que eles precisarão de retirar um que já tenham. Isso é especialmente útil se o seu filho tiver muitos brinquedos, mas tiver dificuldade em libertar-se. Se o novo brinquedo é algo que eles realmente querem, eles conseguirão identificar rapidamente um para dar.
3. Mostre-lhes para onde vão as suas doações. Diga o nome da instituição, quem vai receber os seus brinquedos e de acordo com a idade, leve-as ao momento da entrega da doação.
Feliz NATAL!!!
Deixe um comentário