Hoje em Portugal, festejamos o Dia Internacional da Criança.
O objectivo desta iniciativa das Nações Unidas, era chamar a atenção para os problemas que as crianças, em 1950 enfrentavam, alguns anos após a II Guerra Mundial.
Os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.
Em 1989, a Assembleia-Geral da ONU, aprovou a Convenção dos Direitos da Criança, tendo sido em Portugal ratificado em 21 de setembro de 1990.
Infelizmente, ainda hoje estão por cumprir muitos dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A Unicef revelou que existem cerca de 30 milhões de crianças em extremas dificuldades, nos países ditos “desenvolvidos”.
Este é um dia que faz todo o sentido lembrar que ainda existem no mundo crianças a quem são negados os cuidados mais básicos: amor, saúde e segurança.
Vamos mimar s nossas crianças e ensinar-lhes quais os seus direitos, de forma a consciencializar assim os adultos do futuro sobre a importância dos sentimentos, das boas ações e da ajuda ao próximo.
Feliz Dia da Criança!
Fotos deste artigo by: Pexels.com
Deixe um comentário