Será que existe algum perigo em tornar-se uma pessoa organizada?
Um dos perigos da organização é focar-se demasiado e de forma exagerada no futuro e não viver o presente.
Mas existem outros perigos…
- O Perfeccionismo – Uma casa organizada é bonita, leve prática e faz ganhar tempo, mas se começar a ficar obcecado com isso é mau. Tem de haver espaço para a Vida acontecer dentro da Casa. A perfeição não existe e levar a organização para esses extremos só irá fazer perder tempo e não viver o seu espaço em pleno, ou seja, exatamente o contrário do que a Organização deverá proporcionar.
- A Inflexibilidade – Os chineses dizem que devemos ser como o bambu, porque este curva-se diante dos ventos fortes para não se quebrar. O que vale uma rotina organizada se não deixarmos espaço para o imprevisível? Não deixar espaço para as adversidades? Lutar contra os imprevistos é uma grande perda de tempo, aceite-os e resolva-os tranquilamente.
- Perder contato com o presente. – Planear excessivamente, pensar em alternativas para o futuro e viver em função de metas futuras pode levar à perda da vida do dia a dia. Planear é importante e a organização é uma ferramenta muito boa e eficaz. Mas nada disso deve afastarmos do presente, da atual realidade, do convívio com as pessoas que amamos e de ver a beleza à nossa volta.
O ponto chave é Não exagerar. Não levar a organização ao extremo.
Agora que tomou consciência destes perigos vai lembrar-se deste artigo e vai evitá-los. Analise o seu interior e encontre a sua medida e respeite o seu tempo e o que quer para a sua Vida.
Acha que isto nunca vai acontecer consigo? Já aconteceu? Conhece alguém que esteja a viver este processo? Ajude essa pessoa partilhando este artigo.
Gostava de conhecer a sua opinião!
Autoria: Susete Lourenço
Fotos deste artigo by:Unsplash
Deixe um comentário