Muitas pessoas não estão em paz com sua vida pessoal e profissional, sentimos nos workshops e nas consultorias de Organização Pessoal.
Uma das perguntas que mais oiço, é quase sempre: “Devo organizar as minhas listas de projetos para fazer no trabalho e ter outra para a minha vida pessoal?”.
Eu respondo fazendo uma pergunta: se vai de viagem por razões de trabalho, ou seja, uma viagem profissional, isso tem impacto na sua rotina de casa ou na vida familiar. É um projeto profissional ou pessoal? As pessoas ficam surpreendidas e fazem aquele momento, hã?
Somos apenas uma só pessoa com várias áreas e vários papeis a desempenhar na nossa vida. Só temos uma Vida com muitos interesses e áreas que devem ser equilibrados da melhor maneira possível. Não significa que temos “autorização” para trabalhar mais do que é razoável e aceitável até do ponto de vista de saúde física e mental.
Este artigo é apenas uma proposta de reflexão para ajudar a traçar prioridades e objetivos para a sua vida, isto é Organização pessoal.
A revolução industrial alterou as formas de trabalho e as exigências são cada vez mais. Tudo se relaciona e o mais importante é manter o equilíbrio, porque somos uma só pessoa. Acha que um agricultor consegue separar o seu lado profissional do seu lado pessoal? Não me parece!
Tenha o controlo de todas as coisas que precisa de fazer, não importa se elas são pessoais ou profissionais – vai realizá-las no contexto mais adequado. Vai economizar horas. O modelo de oito horas diárias de trabalho pode ser reduzido a três, quatro. Porque irá aproveitar melhor o seu tempo.
E, uma vez que tenha algo a fazer, a sua mente só consegue focar “naquela coisa”. Se não tiver controle sobre tudo aquilo que não está a fazer, vai ficar a interromper-se mentalmente, seja pessoal ou profissional.
ANOTE tudo o que precisa fazer!
Fazer as pazes com a sua vida pessoal e profissional começa por entender que não existem duas vidas diferentes, mas uma única vida com diversas áreas de foco que vai aprendendo a equilibrar. Nada deve ser negligenciado, afinal o seu trabalho é tão importante quanto a sua saúde, os cuidados com a casa, com a família, as suas horas de lazer, de sono, diversão e lazer, etc.
Se habitualmente divide a sua vida entre pessoal e profissional porque não quer ser interrompido quando está a fazer uma coisa ou outra está a enganar-se a si próprio… vai continuar a ter ideias para o seu novo projeto enquanto estiver a tomar banho ou de férias. Não se culpe, faça a paz com a sua mente.
O ideal, é que consiga fazer uma coisa de cada vez, sem ser interrompido. É aqui que a organização ajuda, porque permite ter o controle de tudo o que não está a fazer naquele momento, isso irá trazer-lhe tranquilidade.
Viver é um trabalho. Rapidamente estamos em casa como no escritório, na escola dos nossos filhos, no supermercado, no ginásio…
Deixe um comentário