Tem dificuldade em encontrar os utensílios ou alimentos que precisa para preparar as suas refeições?
Tem sempre a cozinha arrumada, mas sente que os seus armários não estão organizados?
A arrumação e a organização são conceitos complementares, mas diferentes. Por muito que os seus objetos e alimentos não estejam espalhados na cozinha, podem não estar organizados de uma forma funcional dentro dos armários.
Quando assim é, encontrar o que se procura é um desafio e foi a pensar neste problema que preparámos este guia para manter a sua cozinha sempre organizada. Conheça todos os passos que deve seguir para otimizar o seu espaço na cozinha e torná-lo mais funcional.
5 passos simples para manter a sua cozinha organizada e funcional
Os 5 passos deste guia foram pensados com o objetivo de simplificar todo o processo de organização da cozinha, para que tudo fique guardado no seu devido lugar e acessível a quem precisar.
1º Passo: Pense em quem vai usar a cozinha
Se quer começar a organizar a cozinha o primeiro passo é pensar em quem vai usar o espaço. Desta forma garante que vai conseguir otimizar cada área em função das necessidades e características de cada um.
2º Passo: Retire tudo dos armários e gavetas
Esvaziar os armários e gavetas é uma ótima forma de se conseguir ter uma visão geral da quantidade de objetos e alimentos que tem guardados.
Este passo é muito importante porque permite:
- Separar os objetos que ainda usa dos que já não têm utilidade;
- Perceber o que está em condições e o que já não está, tanto utensílios como alimentos.
Desta forma é mais fácil perceber o que deve manter em casa e libertar o espaço ocupado por objetos que já não fazem sentido na dinâmica de sua casa.
3º Passo: Agrupe os itens semelhantes
Este passo é muito importante para o processo de organização da cozinha.
Lembre-se: Os itens da mesma categoria devem ficar juntos! Junte mercearia com mercearia, produtos de higiene com produtos de higiene, copos com copos, etc.
Agrupar produtos das mesmas categorias ajuda na hora de voltar a colocar os objetos e alimentos nos armários e, para além disso, torna a cozinha funcional.
Na hora de encontrar o que precisa, este truque vai poupar muito tempo!
4º Passo: Divida o espaço das gavetas
Antes de voltar a colocar os objetos nos armários e gavetas, defina a sua estratégia de organização.
Existem vários itens de organização para otimizar os espaços das gavetas e armários. Pode usar pequenas caixas ou divisórias ajustáveis ao tamanho das gavetas para otimizar a organização dentro de cada espaço.
5º Passo: Volte a guardar os objetos e alimentos nos armários
Depois de toda a estratégia definida, chegou a altura de voltar a colocar dos objetos dentro dos armários e gavetas.
Lembre-se: organize-os de acordo com as categorias que definiu no 3º passo!
Dica!
Guarde os utensílios que usa mais esporadicamente num local estratégico. Coloque-os nas prateleiras mais altas dos seus armários e guarde o espaço das prateleiras mais baixas para os objetos que utiliza com maior regularidade.
Agora que já conhece o nosso guia, acabaram-se as desculpas para não ter a sua cozinha sempre organizada e funcional!
Estes 5 passos são uma solução prática e simples para quem não sabe como organizar a cozinha.
Ponha mãos à obra, comece hoje mesmo a organizar a sua cozinha e lembre-se: uma cozinha organizada e funcional permite uma melhor economia doméstica.
Com uma cozinha funcional é mais fácil encontrar o que procura e, consequentemente, é possível que o planeamento de refeições seja feito de uma forma mais simples e eficaz sem desperdícios ou compras desnecessárias.
Venha ao nosso workshop Despensas e Cozinhas Organizadas e aprenda mais ideias e técnicas para organizar a sua cozinha! Domingo, dia 7 de fevereiro!
Imagens by: Unsplash, Decoratrend.com
Deixe um comentário