A Lei das primeiras coisas, consiste na ideia de que a primeira tarefa que fazemos logo de manhã, e que não está relacionada com trabalho, é capaz de influenciar na nossa produtividade durante todo o resto do dia.
Esta ideia é partilhada e adotada por muitas pessoas por todo o mundo incluindo pessoas como Jeff Bezos, da Amazon, Bill Gates, da Microsoft e Jack Dorsey, CEO do Twitter.


Então o que fazem estes senhores pela manhã?
Jeff Bezos, prefere evitar reuniões e trabalho antes das 10 horas da manhã. Até essa hora dedica-se a pequenas tarefas em casa. Gates, diz que que começa o dia a correr na passadeira e a assistir a vídeos educacionais, e Jack Dorsey, diz que medita durante 30 minutos e depois faz exercício físico.

Apesar de todos fazerem coisas diferente o que os une, é que todos reservam algum tempo para si próprios logo de manhã e garantem que acabam por ter maior produtividade ao longo do dia, aumentando o seu nível de humor e ritmo de trabalho.
Um estudo publicado num artigo da revista Harvard Business Harvard, e outro na plataforma de artigos técnicos da editora Springer, referem que ter hobbies e dar atenção a atividades que gostamos, fora do ambiente de trabalho, ajudam a melhorar o desempenho profissional a longo prazo.
Gostar do que se faz profissionalmente é fundamental, mas não devemos focar ou limitar a nossa vida apenas ao trabalho, porque gostar demais do que se faz torna ainda mais difícil desligarmos no fim do dia e isso não é saudável para a nossa saúde mental a longo prazo. Eu que o diga porque já vivi todo este processo culminando num esgotamento.
Não precisamos de correr ou meditar ou evitar reuniões que por vezes são inevitáveis e que não depende de nós. Precisamos sim de começar o dia de uma forma tranquila, não pegar no telemóvel logo que acordamos para ver o email, as publicações nas redes sociais ou as notícias. Fazer algum exercício físico, alguma prática de conexão consigo mesmo, seja meditação, ioga, rezar, o que fizer sentido para si, ler algumas páginas de um livro, tomar um banho mais prolongado sem pensar em mais nada a não ser naquele momento, preparar um pequeno almoço especial para si ou para a sua família, uns minutos de brincadeira com os seus filhos ou com o seu animal de estimação… as hipóteses são variadas.
O importante é iniciar o dia com o foco em si mesmo e verá que vai começar o dia com mais entusiasmo e energia.
Existem outras coisas que poderá fazer todas as manhãs para ajudar o seu dia e a sua produtividade. por exemplo, não se esqueça de fazer a sua cama logo de manhã, porque lhe dará uma sensação muito positiva. Veja no nosso artigo as vantagens de fazer a cama todos os dias já publicado aqui no blog. Se tem filhos veja o nosso artigo manhãs menos caoticas com as crianças, para não iniciar o dia stressado e
O que lhe parece esta “lei”? Como são as suas manhãs? Consegue implementar algumas destas sugestões?
Podemos ajudar com a nossa consultoria em Organização Pessoal.
Temos curiosidade na sua resposta 😊
Imagens: Google
Deixe um comentário