Este artigo é um pouco mais pessoal e atribui-lhe o título: Liberdade e Organização, a minha experiência pessoal.
Quando trabalhava no ambiente corporativo, como bibliotecária e arquivista, já ligada à organização, (mas de outra forma), um dos aspetos mais importantes no meu trabalho era o facto de ter liberdade para desempenhar as minhas funções. Tinha liberdade técnica, tinha liberdade para propor soluções e podia participar ativamente no processo e isso era Top para mim.
Em algumas empresas, é exigido pelos gestores ou diretores menos liberdade e muitos limites com o objetivo de garantir resultados. (Ou pelo menos é o que eles pensam.)
Uma coisa engraçada é que muitas vezes as empresas querem promover um ambiente mais livre, para que seja mais leve e agradável para os colaboradores, mas ao mesmo tempo estabelecem regras rígidas.
Já presenciei diretores a torcerem o nariz e também já ouvi desabafos dos colaboradores sobre essas medidas.
O tema é sempre o mesmo: a liberdade tem de vir com responsabilidade. Gosto de acreditar que as pessoas são confiáveis e responsáveis.
Na prática, o que me parece que falta é organização e alinhamento nas responsabilidades. Precisamos todos de ser responsáveis e comprometidos com as nossas atividades profissionais. Mas para funcionar bem, precisamos de uma estrutura que dê suporte a isso.
Não falo de regras, mas de alinhamentos. Planeamento, rotina, expectativas e prazos precisam ser partilhados para que o trabalho flua com responsabilidade. E então, se todos sabem o que é esperado e conhecem os seus objetivos e os da empresa, a liberdade pode fazer parte do dia a dia.
Acredito que com as expectativas partilhadas, o processo de execução organizado documentado a liberdade e organização é sempre bem-vinda porque a responsabilidade está garantida.
Tenho a certeza se conseguirmos aplicar estes alinhamentos as empresas serão mais produtivas, com menos custos financeiros e mais resultados de satisfação dos colaboradores, clientes e fornecedores porque todos fazemos parte deste sistema e todos somos pessoas, seres individuais, com família e amigos e aproveitar o melhor que a Vida nos proporciona!
O que acham sobre este tema?
Deixe um comentário