Com o stress do dia a dia, nem sempre conseguimos manter as nossas casas organizadas e, por vezes, perdemo-nos no meio da confusão. É importante não acumular itens que já não estão em boas condições ou que já não usamos, seja na cozinha, na casa de banho, no guarda-roupa ou em qualquer outro sítio da nossa casa.
Deixo-vos algumas dicas e truques para ponderarem manter a vossa casa organizada:
1. Esponjas, toalhas e panos sujos e/ou em mau estado
Um dos objetos mais sujos numa casa é a esponja. Esta acumula muitas bactérias e é extremamente importante que seja trocada frequentemente, mesmo que pareça estar em condições.
As toalhas e os panos da loiça podem ser lavados e usados novamente, mas, mesmo assim, verifique se as nódoas estão a sair e se a qualidade do tecido se mantém.
2. Utensílios de cozinha que não usa
Na cozinha temos normalmente um conjunto grande de itens que vamos guardando, mas que nunca usamos. Gadgets para cortar ovos ou abrir garrafas, copos e canecas riscados que foram substituídos por outros novos, mas continuam no fundo do armário, frigideiras em mau estado, etc.
É altura de desfazer-se destes objetos que ocupam espaço e não dão alegrias. Destine-os a doação, venda ou mesmo ao lixo. A sua cozinha vai ficar muito mais leve e funcional.
3. Comida fora de prazo
É muito comum encontrarmos cozinhas ou despensas com comida fora do prazo: bolachas, especiarias, batatas fritas, frascos de compota, etc.
O problema é que, sempre que compramos um novo pacote ou frasco, vamos colocando-o à frente e outros tantos vão ficando para trás, até acabarem por passar do prazo ou, pelo menos, até se aproximarem do fim da validade.
É importante arrumar os armários com regularidade para não acumular excessos e manter o controlo dos prazos de validade. Além disso, a arrumação permite verificar o que tem em casa antes de voltar a comprar no supermercado o produto do qual já tem 10 exemplares.
Aproveite para fazer esta verificação e, se concluir que tem itens em excesso para consumir antes do fim do prazo de validade, ofereça-os a um amigo ou familiar ou doe-os ao Banco Alimentar.
4. Sapatos velhos
Os sapatos são o quarto item da nossa lista. Temos muita tendência para guardar sapatos velhos ou meio gastos porque achamos que ainda conseguimos usá-los mais uma vez. O que realmente acontece é que, na hora de os calçar pela última vez, já não conseguimos e, entretanto, já comprámos outros e mais outros e acabamos por nunca deitar fora os sapatos mais velhos. Depois surge o problema da falta de espaço para a arrumação dos sapatos. O que fazer? Os sapatos que estão em más condições devem ser considerados lixo e os sapatos com que já não nos identificamos devem ser vendidos ou oferecidos.
5. Revistas antigas
Quantas pilhas de revistas tem na sua casa? Quantas vezes deita fora as suas revistas?
Costumamos mantê-las porque achamos sempre que vamos voltar a lê-las, mas na prática passamos anos sem abrir nenhuma.
Tire um momento, olhe de novo para cada uma e selecione alguma para ficar por algum interesse ou guarde apenas as mais atuais.
6. Toalhas de banho e lençóis em mau estado
Se calhar a cor já desbotou ou não se percebe o padrão. Ainda por cima, são objetos que ocupam bastante espaço. Está na altura de retirar estas peças do seu armário e da sua casa. Mantenha só o que usa e vá renovando o seu stock à medida das suas necessidades e possibilidades.
Deixe um comentário