Este ano, muitos de nós vamos celebrar o Natal sozinhos.
Habitualmente existem pessoas que não celebram esta época do ano porque não pertencem à religião católica, outros porque não lhes faz sentido optam por passar sozinhos por escolha, existe ainda quem esteja a viver o seu primeiro ano de divórcio e ainda existem os que perderam o seu companheiro ou companheira, um ente querido.
Neste artigo, partilhamos algumas ideias para o dia de Natal sozinho, sem se sentir triste ou sem motivos para não viver e ainda 12 dicas para criar uma celebração para si mesmo.
Quer saber mais? Venha dai!
O que fazer só no Natal: ideias do dia de Natal sozinho
Reflita o que significa para si o Natal sozinho.
O que pensa disso? Mostre auto compaixão consigo mesmo. Se se sentir triste, não tente sentir-se feliz. Se se sentir frustrado, não tente sentir-se bem. Honre o seu sentimento e pergunte-se como poderá organizar e dar prioridades às suas necessidades.
Tenha alguma perspetiva e Pare de reclamar e comece a criar.
Não ligue ao que a sua voz interior mazinha lhe diz, porque já sabemos que vai criticar o COVID, o governo ou qualquer outra coisa. Respire e esteja ciente dos seus pensamentos e desligue. Relaxe. Seja gentil consigo mesmo durante este tempo.
Se sentir que a sua voz interior voltou e continua a reclamar, “desligue” o botão e venha para o momento presente, tente fazer um jejum de pensamentos.
Planear só para si.
Assuma a responsabilidade e diga a si mesmo que está a preparar-se para uma celebração. Um ano difícil está a terminar e em breve um novo ano está a chegar. Vamos comemorar. Pergunte a si mesmo como pode celebrar e deixe as ideias virem a sua mente:
12 dicas para criar uma celebração para si mesmo:
- Um bom café da manhã, almoço e jantar? Quais são os menus? O que precisa para comprar de antecipadamente?
- Como vai preparar a mesa para a celebração? Quais são os seus pratos especiais, toalhas de mesa, guardanapos? Precisa de alguma coisa?
- Existem algumas comidas especiais para comer nesta época do ano. Quais são as suas preferidas? Vai comprar? Onde? Quando?
- Qual seria o filme para assistir nesta época? Aquele que há muito tempo queria ver, mas por variadas razões nunca tinha conseguido. Agora é a hora!
- Gosta de música? Que tal criar uma lista de reprodução com antecedência.
- Qual seria o livro para ler, nesta altura?
- E porque não aproveitar e criar um momento de spa especial para si?
- Velas podem iluminar a casa todo o dia. Gosta da ideia? Precisa de comprar velas?
- Como vai decorar a sua casa? Uma árvore de Natal, só o presépio ou criar um lugar semelhante a um altar para passar a fazer ai nesse espaço, o seu momento de meditação, reflecção, oração…
- Existe alguém que gostaria de conversar nesta época? Quem é? Pode contactar e perguntar se está disponível para beber um chá ou um café e colocar a conversa em dia?
- Quando pensa em celebração, qual a primeira ideia que vem à sua mente? Uma bebida especial, um presente, comida especial. Prepare essa “coisa” simbólica para si.
- Conectar-se com sua família online? Fará sentido? Tente concretizar o tempo de antemão.
Todas estas dicas ajudam a planear e organizar o seu dia.
O Natal é o encerramento de um ciclo e a abertura de um novo. Começando com o solstício de inverno, depois o dia de Natal, o Ano Novo e os Reis. É uma ótima época para tornar presente os rituais que já tem e criar novos.
Sugestões para criar uma lista de rituais para esta época do ano
- Crie o seu espaço especial para esta época especial do ano. Limpe a sua casa e crie uma zona especial e decore ao seu gosto.
- Conecte-se com a natureza e consigo mesmo. Vá caminhar na natureza, num jardim ou parque. Acorde para ver o nascer do sol.
- Refletir. Refletir sobre este ano de 2020. Partilho algumas questões:
- Quais são as coisas positivas que lhe aconteceram e que vai lembrar deste ano?
- Que aptidões melhorou este ano?
- Quais são as 2 principais coisas que celebraria este ano?
- Sentiu apoiado este ano? Por quem?
- Gostaria de ser mais apoiado? Por quem e sobre o quê?
- Quais foram aqueles momentos em que sentiu felicidade este ano?
- Sente que precisa de se perdoar? De uma escala de 0 a 100, quanto?
- Quais foram os momentos mais difíceis deste ano e aqueles que superou e se sentiu bem consigo mesmo?
- A quem gostaria de agradecer este ano?
- Mostre a sua gratidão. Pode (e deve) escrever sobre sua gratidão. Este ano está grato? Quem são as pessoas a quem está grato? Faça uma lista e de seguida, deixe-os saber por e-mail, chamada telefónica, WhatsApp ou até mesmo uma carta.
- Planear para 2021. 2021 está muito próximo. Comece a pensar e a sonhar o que deseja alcançar no próximo ano. Faça a sua lista e comece a planear o que terá de fazer para alcançar os seus objetivos.
- “Reze” com o seu coração. Este ano mostrou nos como somos vulneráveis. Diga os seus profundos desejos, medos, necessidades. Não se apresse. Não se esqueça que hoje o dia é mágico. Deixe o universo saber os seus desejos e necessidades neste dia mágico.
- Celebre: Celebre a vida. Celebre que está vivo e livre. Faça essa coisa simbólica para si, beba champanhe, coma aquele bolo de chocolate, jante uma comida que adora e lhe dá prazer, qualquer símbolo de celebração para si é BOM, não se esqueça de ouvir boa música e dance. Sinta a celebração!
Dicas Extra
- Cuidado com as redes sociais e comunicação social. Especialmente se perceber que a sua vozinha interior está aborrecida e de mau humor. Ela vai começar a comparar e a tentar fazer com que a sua mente o faça sentir infeliz. Não dê essa hipótese ao seu ego. Fique atento e combata!
- Lembre-se, tudo estará fechado naquele dia. Faça sua lista de compras antes e compre tudo com antecedência.
- Esteja ciente de sua intenção para este dia. Faça disso o seu dia. Não há resposta certa ou errada. Faça sua celebração.
- Esteja presente, aqui e agora e veja a magia nesses pequenos detalhes.
Vamos terminar com uma música?
A letra fala exatamente sobre o Natal sozinho: https://youtu.be/ZHkcl2ub9G0
Quais são seus planos para este Natal? Comente nos comentários, gostávamos muito de saber!
Muita paz no coração!
Deixe um comentário