As férias estão de volta e é nesta altura do ano que aproveitamos para descansar, voltar a encher as nossas baterias para o novo ano de trabalho.
É neste período que eu reflito sobre o meu ano e tento planear o próximo. Não o faço na passagem do ano, como a maioria das pessoas porque para mim não faz sentido. Esta paragem obrigatória dá-me tempo e espaço para a reflexão e planeamento.
Hoje, partilho 30 dicas de como poderá organizar a sua vida após o fim das férias e o regresso a casa. O objectivo é uma sugestão por dia.
Espero que vos seja útil e que vos leve à reflexão e à mudança de atitude sempre que se justificar para que o próximo ano de trabalho seja muito produtivo, mas também tranquilo, organizado e optimizado. Boas férias e Bons recomeços!
Dicas para cada um dos 30 dias
Dia 1. – Planear as refeições da semana seguinte e fazer as compras de acordo com as necessidades. Pode não parecer divertido, mas rapidamente verá as recompensas que esta actividade lhe proporciona: economia financeira, melhor qualidade nas refeições, não ter de fazer compras de última hora no final de um dia longo de trabalho, cozinhar com tranquilidade, estar preparada para imprevistos, etc.
Dia 2. – Abra os seus armários e guarde tudo o que não estiver adequado à época do ano que está a viver.
Dia 3. – Reserve algum tempo para organizar as suas playlists do Spotify.
Dia 4. – Reúna todas as revistas e após a leitura, selecione o que pretende manter e recicle o que pode ser reciclado.
Dia 5. – Veja a sua caixa de entrada de e-mails e elimine as assinaturas de newsletters que já não têm interesse em ler.
Dia 6. – Dê uma atenção à sua caixa de acessórios e jóias, e retire todas as peças que já não usa e venda-as ou doe-as.
Dia 7. – Com uma semana de organização, anote todas as coisas positivas que aconteceram por causa disso, e festeje!
Dia 8. – Verifique todas as plantas que têm em casa e elimine todas as que já estão mortas e que não floresçam. Substitua-as por outras mais resistentes e de menor manutenção.
Dia 9. – Veja as fotos armazenadas no seu computador, organize o arquivo e escolha algumas das favoritas, para imprimir e colocar em molduras pela casa.
Dia 10. – No seu quarto reveja a decoração e mude o elemento que mais a incomoda, pode ser uma almofada, um móvel.
Dia 11. – Escolha a roupa do dia seguinte e tente fazer disso um hábito para reduzir o stress da manhã.
Dia 12. – Olhe para os seus livros e retire todos os que já não têm interesse manter. Ofereça a uma biblioteca, a uma amiga ou recicle.
Dia 13. – Olhe para a sua roupa com um olho critico, e tire todas as roupas que não usou à um ano ou dois anos. Venda ou doe.
Dia 14. – Vamos até à cozinha. Veja qual é o espaço mais desorganizado e pense no que pode fazer para o melhorar…. Reorganizar, eliminar, mover algum armário…
Dia 15. – Pense naquele amigo ou amiga que há imenso tempo anda para combinar um jantar e ligue-lhe para marcarem O jantar.
Dia 16. – Veja a sua agenda dos próximos dias. Reflita se existem actividades que está a fazer ou que tem planeado porque é um dever ou uma obrigação e que não são realmente importantes para si. Desmarque e crie tempo para si própria.
Dia 17 – Qual é a tarefa doméstica que mais stress provoca e que não está feita? Limpar as janelas, passar o monte de roupa a ferro? Marque um dia para essa tarefa na sua agenda e faça isso para ter uma coisa a menos para fazer e assim não se sentir culpada.
Dia 18. – Faça uma lista de todas as coisas que precisa de adquirir e que irá precisar ter dinheiro nos próximos 6 meses, como sapatos novos, óculos ou ir ao dentista. Desta forma, está a priorizar as grandes despesas e assim ganhará confiança e planeamento financeiro.
Dia 19. – Veja os seus produtos de maquilhagem e retire tudo o que já não usa ou que já passou de prazo.
Dia 20. – Verifique na sua dispensa a validade dos seus alimentos e retire tudo o que já está fora de validade. Assim verá que comida ainda tem e poderá fazer as compras em função das necessidades reais.
Dia 21. – Reúna todos os seus sapatos e faça uma avaliação honesta: quais são os pares que realmente usa, os que já não estão em boas condições. Não se esqueça de doar.
Dia 22. – Faça o mesmo processo com as suas malas.
Dia 23. – Qual é o projeto inacabado mais importante que tem e que lhe traria mais alegria quando ficasse concluído? Marque uma data para esse projeto na sua agenda e termine-o.
Dia 24. – No trabalho, faça uma lista de tarefas apenas para esse dia, na primeira hora da manhã. Isso evitará que ande de tarefa em tarefa e nunca termine nenhuma. Desta forma, ganhará um sentido de direção e de ordem.
Dia 25. – Reserve um momento por semana para organizar todos os documentos pessoais para que fique tudo arrumado e organizado e disponível para quando precisar deles.
Dia 26. – Se tiver papéis aleatórios, como recortes de revistas, anotações, receitas e outras que estão à espera de serem resolvidas, organize-as em pilhas e por tema. Desta forma, é mais fácil lidar com todas as ideias de receitas, por exemplo, de uma só vez. Coloque na sua agenda esta tarefa.
Dia 27. – Faça uma lista de todas as coisas divertidas e agradáveis que gostaria de fazer nos próximos seis meses e coloque a lista num local visível. Quando tiver tempo para fazer algo divertido, já terá a lista pronta para escolher a atividade perfeita para esse dia.
Dia 28. – Dê uma volta à casa e faça a si mesma a pergunta: o que é que as coisas estão aqui a fazer e porque foram colocadas aqui. Faz sentido continuarem aqui ou devo mudar de local?
Dia 29. – Se tiver caixas de lembranças, desenhos de crianças e outras lembranças, coloque na agenda e reserve um dia para organizá-las por temas.
Dia 30. – Para finalizar o desafio dos 30 dias, faça uma lista das 3 principais coisas que trazem mais stress à sua vida e faça um plano viável para reduzir o seu efeito ou eliminá-las completamente. Em seguida, faça uma lista das 3 principais coisas que lhe trazem mais alegria à sua vida e pense e descubra como poderá aumentar essas coisas na sua vida e te-las ainda mais presentes na sua vida.
Deixe um comentário