O tema do nosso artigo de hoje é sobre a importância de Organizar a entrada das nossas casas para não deixarmos as bactérias e os vírus, em especial o COVID-19 entrar.
Uma boa higiene não é apenas lavar as mãos e usar uma máscara. As roupas que usamos também podem espalhar germes. Os vírus, incluindo o que causa o COVID-19, podem viver em superfícies tempo suficiente para infectar se tocarmos a superfície e depois tocarmos no rosto ou nos olhos.
Pesquisas recentes no New England Journal of Medicine descobriram que o novo coronavírus pode permanecer em certas superfícies, como o plástico e aço inoxidável, até 72 horas. Até há pouco tempo, não havia nenhuma pesquisa específica sobre quanto tempo os germes podiam permanecer em roupas e sapatos, mas pesquisadores na China encontraram evidências do coronavírus incorporado nos sapatos de funcionários de hospitais que tinham trabalhado com pacientes com COVID-19.
Talvez já não deixasse os sapatos entrar na sua casa mesmo antes do COVID19, chegar às nossas vidas. Agora é fundamental deixar os sapatos sujos do lado de fora da porta ou colocar o calçado em quarentena numa zona da entrada da sua casa.
Mesmo que não trabalhe num hospital ou não tenha estado perto de pessoas obviamente doentes, tirar os sapatos à porta quando voltar para casa de tarefas essenciais ou trabalhar é uma prática simples que pode ajudar a impedir que germes externos entrem na sua casa. Se vive numa vivenda e possui um alpendre coberto ou compartilha um corredor com os vizinhos, considere colocar os sapatos do lado de fora da porta.
Se não tiver um local seguro fora da porta para deixar os seus sapatos, é altura para criar um espaço de “quarentena de sapatos” na sua entrada ou um armário.
Pode ser tão simples quanto uma prateleira de “sapatos externos” ou apenas um canto que você marca (mentalmente ou fisicamente) com uma fita adesiva.
Certifique-se de que todos os habitantes da casa e visitas removem e armazenam imediatamente os sapatos na zona de “quarentena de sapatos” e não esquecer de lavar bem as mãos depois de remover os sapatos. Para as visitas poderá disponibilizar ter umas pantufas para usarem durante a visita à sua casa mas não se esqueça de no fim da visita lavar a 60ºgraus.
Se por esquecimento ou necessidade alguém entrar na casa com os sapatos, faça a limpeza imediatamente desinfectando o chão com uma esfregona e desinfetante apropriado (água e lixivia).
Pode parecer uma tarefa simples, mas manter essas práticas de higiene durante uma pandemia pode ser a diferença entre espalhar ou não o vírus na sua casa.
Veja o nosso artigo Otimizar a entrada da nossa casa com mais dicas.
Partilhe este artigo e Proteja-se!!
Fotos deste artigo by:
Deixe um comentário