Sabia que, num momento de desespero à procura de um objeto ou um documento, a tensão arterial começa a subir e é distribuída por todos os seus músculos, podendo causar problemas de saúde?
A organização reduz o stress porque, quanto mais energia despendemos para encontrar um objeto, seja em casa ou no local de trabalho, menos paciência temos para o resto das tarefas que precisamos de fazer e isso afeta a forma como enfrentamos o resto do dia.
Quando há organização, sabemos onde está cada item e não perdemos energia a encontrá-lo, o que conduz a uma redução do stress, do nervosismo e da irritação. O dia corre muito melhor.
A organização ajuda-nos a ter um maior foco nas nossas atividades. Um ambiente calmo e tranquilo ajuda à concentração, seja a trabalhar, a estudar ou em qualquer outra tarefa.
Segundo os especialistas, a nossa capacidade de concentração é reduzida perante a poluição visual de um espaço desorganizado, o mesmo acontecendo com a capacidade de processarmos informação e de a fixarmos na memória.
É possível renovar as ideias quando organizamos as coisas ou quando encontramos objetos ou velhos projetos que estavam perdidos. Isso significa que nos surgem novas ideias na mente e, muitas vezes, podemos voltar a reiniciar projetos.
A organização aumenta a produtividade. Quando se é organizado, o cérebro processa mais facilmente a informação. Quando somos ou vivemos em ambientes desorganizados, o rendimento diminui, pois distraímo-nos com facilidade e frequência.
Podemos assim concluir que ser organizado diminui a tensão arterial e o stress, ajuda-nos a poupar tempo durante o dia e a manter o foco nas tarefas realmente importantes e agradáveis, contribuindo para um aumento da qualidade de vida.
Por estas razões, a organização faz bem à saúde e um organizador profissional pode ajudar a encontrar as melhores soluções de organização.
Deixe um comentário