Deixar de perder tempo, melhorar a concentração no trabalho e aumentar a produtividade é algo que todos pretendemos atingir.
Hoje partilhamos algumas táticas menos conhecidas para aumentar a sua produtividade, otimizando o dia no escritório ou no home office.
Quer aumentar a sua produtividade? Venha dai!
“Efeito Zeigarnik”
O nome deste fenómeno é desconhecido, mas faz parte da rotina de inúmeras pessoas. Intitulado com o sobrenome da psicóloga russa Bluma Zeigarnik, o efeito é definido como: “Uma tarefa inacabada ocupa mais espaço no seu cérebro do que uma concluída”.
A explicação do efeito ocorre pelo fato da mente ficar confusa com a quantidade de tarefas e afazeres que tem e cada dia a lista de tarefas cresce, o que impede a total concentração.
A melhor solução é tomar nota das atividades em andamento. Ao aceitar executar algo, escreva num bloco de notas do telemóvel, no seu caderno, o que usar para manter tudo escrito e isto vale para boas ideias também. Há quem tenha criado um grupo com si próprio no WhatsApp para não esquecer os apontamentos. Registar as obrigações aumenta em 40% a probabilidade de conclusão, conforme mostrou um estudo.
Trabalhe ao som do mar
Um estudo da Universidade de Chicago comprovou que uma leve distração auditiva beneficia o processo criativo. A ideia é optar por toques agradáveis e projetados para melhorar o foco e a produtividade. Os sons da chuva, dos pássaros ou das ondas são as melodias mais aconselhadas ao momento. O que gostam do Spotify, vejam a playlist relax que aqui partilhamos: The most relaxing playlist in the world .
Método da caixa zero
Considerado um método clássico e fundamental no estímulo da produtividade, mantenha sua caixa de entrada de e-mails vazia para acalmar a mente. Consultar o correio eletrónico somente três vezes ao dia. Em vez de ver de 15 em 15 minutos, estipule horários, por exemplo, às 10h, 14h e 17h. Imagine na sua casa o tratamento da roupa…não lava as roupas individualmente, espera até ter o suficiente para uma máquina, certo?
Regra de três
No livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey (pode adquirir aqui) explica como os trabalhadores deveriam estruturar a rotina profissional.
De acordo com o autor, as pessoas precisam elencar as atividades mais complexas, seguidas das prioridades secundárias e, por último, as tarefas básicas. Conhecido como regra de três, o método tem como adeptos executivos conceituados. Ao começar o expediente, devemos concentrar em identificar as obrigações mais importantes e que pretendemos concluí-las no mesmo dia.
“Regra dos dois minutos”
Autor do livro “A arte de fazer acontecer”, David Allen (ver aqui) referencia na área da produtividade, chama a tática de regra dos dois minutos. “Se uma tarefa da sua lista de atividades demorar menos de 2 minutos para ser concluída, faça-a!”. De acordo com o escritor, ao exercitar o hábito, os praticantes irão economizar tempo porque já não irão reler a tarefa ou tentar inseri-la noutro espaço da programação.
Relax sem culpa
Na avaliação de algumas pessoas, parar o trabalho ou sentir preguiça é algo muito mau e prejudicial. Engano. O intervalo serve como um incentivo à criatividade e eficiência, por isso, não se sinta culpado por fazer uma pausa entre tarefas. Se estiver realmente exausto, faça uma pausa, beba um chá, uma sesta, verifique se está com fome, sem culpas, verá que irá regressar ao trabalho mais regenerado e ativo.
O que achou das nossas sugestões?
Partilhe com a Home Optimizer a sua opinião!
Fotos by: Pixabay
Deixe um comentário