Sabemos que, para quem trabalha em casa, desligar-se das tarefas que tem por fazer e focar-se no trabalho, por vezes, não é fácil.
Uma boa forma de ultrapassar este desafio é através da criação de uma área especial dedicada apenas ao trabalho, ou seja, um cantinho mais profissional que impeça que se distraia ou desconcentre com os afazeres da casa.
Imagem: Home Office. Fonte: Norbert Levajsics no Unsplash
Se este é o seu caso e precisa de ajuda para criar um home office, ou um cantinho na sua casa para ter a sua atividade, este artigo é para si!
7 Dicas para criar o seu espaço de trabalho em casa
Temos algumas dicas simples para partilhar consigo que vão ajudar a criar o seu espaço de trabalho em casa, funcional, confortável, bonito e, acima de tudo, muito produtivo!
1ª Dica – Tenha uma secretária e uma cadeira confortável
Para manter uma postura saudável para trabalhar que potencie a sua concentração e produtividade, você vai precisar de uma secretária e de uma cadeira confortável!
Imagem: Secretária Home Office. Fonte: Kari Shea no Unsplash
Se não for uma boa altura para investir numa secretária mais cara, aposte em soluções criativas para montar a sua mesa de trabalho, gastando pouco dinheiro. Uma boa ideia pode ser colocar uma simples porta de madeira sobre dois cavaletes. É funcional e, em termos de decoração, dá um ar rústico ao espaço.
2ª Dica – Acabe com os cabos e fios espalhados
Onde estão os cabos do computador? E do carregador do telemóvel?
Olhe com atenção para a sua mesa de trabalho. Será que tem cabos e fios espalhados, a ocupar espaço e a poluir visualmente o lugar?
Comece por organizar os cabos de forma a que eles não fiquem visíveis e não ocupem espaço desnecessariamente.
Se a mesa não tiver um espaço para passar os fios, pode optar por fazer um furo por onde os cabos possam passar. Depois organize-os etiquetando-os para saber qual é a função de cada um e amarre-os todos juntos com uma braçadeira de nylon, por exemplo.
Quanto aos carregadores, uma boa ideia pode ser organizá-los numa gaveta ou dentro de uma caixa identificando-os, se for necessário.
3ª Dica – Pendure um quadro para as suas inspirações, lembretes ou recados
Um quadro pode ser algo interessante para se ter num espaço de trabalho porque pode ser útil para:
- Afixar inspirações – Frases motivadoras, ideias ou reflexões;
- Destacar lembretes ou recados importantes – Garantindo que nunca se esquece de nada importante;
- Ajudar a deixar o espaço visualmente bonito – Permite ter um espaço de trabalho mais limpo e livre de post-its ou folhas com recados.
E a boa notícia é: há algumas maneiras baratas e bonitas de fazer o seu próprio quadro!
Pode usar um quadro de metal e afixar o que quiser com ímanes ou pode usar uma tela de pintura. Outra opção é a cortiça, que pode comprar em papelarias e pode personalizar da forma que mais gostar.
4ª Dica – Organize as gavetas e os materiais
Normalmente temos sempre muitos materiais de apoio no nosso espaço de trabalho: papel, lápis, caneta, borracha, furador, post-its, clipes, tesoura, cola, régua… Verdade?
Imagem: Material de escritório. Fonte: Jessica Lewis no Unsplash
E por isto, sem uma boa organização, as gavetas do seu home office podem ficar desorganizadas muito rapidamente, impedindo que encontre o que procura quando é preciso.
Uma ótima forma de garantir que tem o seu material de escritório sempre organizado é investir em acessórios de organização que existem no mercado para ajudar nesta tarefa ou, se preferir, faça você mesmo reaproveitando materiais que tenha na sua casa.
Com alguns pedaços de papelão, por exemplo, consegue criar várias divisórias para as gavetas, delimitando o espaço de cada compartimento. Outra ideia é reaproveitar embalagens dos cereais e forrá-las com um papel bonito!
5ª Dica – Organize a sua área de trabalho
O que fica em cima da sua secretaria também precisa de se manter em ordem para não atrapalhar a sua rotina de trabalho ou de estudo!
Mantenha os itens que mais usa acessíveis em algumas caixas, potes, etc. ou recorra a acessórios de organização para os materiais da secretária.
6ª Dica – Tem muitos papéis para guardar? Recorra aos arquivos
Se precisa de guardar muitos papéis, os arquivos podem ser muito úteis!
Procure guardar os papéis em pastas e separar uma gaveta para cada área ou assunto diferente, por exemplo, separe uma gaveta para organizar os documentos de trabalho, outra para as contas que já foram pagas, etc.!
7ª Dica – Organize a sua estante
Se tem uma estante no seu espaço de trabalho, procure organizar os seus papéis em caixas organizadoras ou pastas com elásticos. Não se esqueça de colocar etiquetas nas caixas e pastas para facilitar na hora em que precisar de encontrar algum documento.
Depois de aplicar as dicas que fizerem mais sentido para si e para o seu espaço, não se esqueça de definir um dia por semana, para fazer algumas pequenas limpezas.
É muito importante manter o seu espaço harmonioso: limpar o pó da mesa, o teclado do computador, rever a organização das gavetas, e cuidar da impressora.
E, apesar de trabalhar em casa, não se esqueça de organizar a sua mesa no final do dia de trabalho. Deite fora todo o lixo que tem em cima da secretaria e arrume os papeis e as canetas no seu lugar. Basta 5 minutos para ficar tudo organizado e pronto para o próximo dia de trabalho.
Boas organizações!
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